<$BlogRSDUrl$>

2005-09-30

 
Há cinquenta anos, morria um homem e nascia um mito....






James Dean
08/02/31 a 30/09/1955

2005-09-29

 


O candidato socialista à Câmara de Sintra, João Soares, prometeu hoje criar dez mil novos lugares de estacionamento no concelho, caso vença as autárquicas de Outubro. A maioria desses lugares de estacionamento ficaria junto às estações ferroviárias. A medida consta no programa "Mobilidade e Transportes" apresentado hoje pelos socialistas.

Meu caro João Soares, estacionamentos junto às estações até existem mas estão às moscas face aos preços praticados e à falta de fiscalização. Por outro lado não têm em atenção os moradores. Eu, por exemplo, que moro junto de um deles, que aliás ao ser construído retirou estacionamento público se o quiser utilizar tenho de pagar uma pipa de massa. Nem sequer o facto de ser cliente da CP me ajuda, porque se realmente dá desconto, não permite que o carro pernoite no estacionamento.

Em Lisboa, por exemplo, os moradores não precisam de pagar nos lugares da Emel.

2005-09-27

 
Depois do Dicionário do Diabo e do Fora do mundo, já extintos, Pedro Mexia regressou à blogosfera com o Estado Civil!

Ainda bem é sempre bom lê-lo.

2005-09-25

 


As autarquicas da ciclovia

Cansados de fazer rotundas os nossos candidatos às autarquias dedicam-se agora à ciclovia. Enquantos uns se orgulham de ter construídos uns tantos quilometros de ciclovia, outros apontam a dedo promessas de construir ciclovias que ficaram por fazer.

Não é que eu tenha nada contra as bicicletas ou mesmo em relação às ciclovias, mas não acham que se anda a dar demasiada importância a um aspecto que é marginal ?

Mas pode ser que eu esteja enganado, na semana da mobilidade, em Lisboa, a principal medida foi o transporte gratuito de bicicletas nos transportes públicos ?!?! Sei que existem países como a Holanda onde este meio de transporte tem um grande sucesso, sei que têm sido feitas algumas experiências engraçadas como por exemplo em Aveiro, mas acho que andam a exagerar... ou pior - a desviar a atenção de outros aspectos bem mais importantes.


2005-09-24

 
Estupidamente sinto-me aliviado: não voto em Lisboa.

Durante eleições autarquicas a fio sempre pensei que era uma injustiça votar no concelho onde resido e não onde trabalho. É que não haja dúvidas que me afecta muito mais a forma como Lisboa é gerida do que Sintra. No entanto este ano, de cada vez que um candidato à autarquia lisboeta abre a boca, agradeço não ter de escolher nenhum deles. É um alívio...

Mas é um alívio estúpido porque significa que ganhe quem ganhar o resultado é mau.

2005-09-22

 
"O país assistiu incrédulo ao regresso de alguém que é acusado de corrupção passiva, abuso de poderes e peculato, que fugiu à justiça, que desafiou de forma acintosa as regras do Estado de direito, para no final verificar que é possível fazer isto tudo e sair em liberdade. Mais: concorrer ainda a um lugar público, o mesmo onde terá cometido os crimes de que é acusada".
José Manuel Fernandes, PÚBLICO, 22-09-2005


Eu também fiquei incrédula!

2005-09-21

 


22 de Setembro, dia da mobilidade

Amanhã, dia 22, é aproveitar e passear de Lisboa de transportes públicos que são gratuitos.

2005-09-20

 
As palavras nas línguas dos outros

Apesar de ser a mais portuguesa das palavras, saudade soa-me sempre na voz caboverdeana da Cesária. Por outro lado, stress palavra anglo-saxónica entrou tanto no nosso vocabulário que acho que é a palavra que mais oiço, ou pelo menos a que mais me stressa.

Também os franceses socorrem-se da língua inglesa para dizerem weekend ou cantarem Happy birthday to you. os americanos por vingança roubaram-lhes a fiancé.

Até os brasileiros que traduzem tudo, não conseguem passar sem o ciao italiano. É na verdade estranha esta mania de utilizar as palavras dos outros na nossa língua. Mas que se há-de fazer c'est la vie !

 



Os novos episódios do CSI regressaram hoje ao AXN! Yessss! É às 3ªs feiras pelas 21.30.

2005-09-19

 
Estes Passes Sociais afinal interessam a quem ?

Mais uma vez o governo português resolveu oferecer uns milhões às empresas privadas rodoviárias de transporte a pretexto de as mesmas se manterem abrangidas pelos passes sociais. Em época de vacas magras, era bom que se pensasse se o actual modelo de passes sociais serve na verdade para alguma coisa.

Claro que a existência de títulos de transporte que permitam a utilização dos vários modos de transporte é benéfica, mas a estrutura concêntrica do sistema de coroas na região de Lisboa é uma aberração. Se uma pessoa viver em Loures e trabalhar em Lisboa, compra o passe L12 que lhe dá realmente para todos os transportes que precisa, mas está igualmente a pagar a possibilidade de se deslocar ao Porto Brandão, a Massamá e a toda uma série de povoações que pertencem a essa coroa e que não lhe interessam nada.

Por outro lado, essa mesma logica da zona L e das coroas 1, 2 e 3, toma como certo que Lisboa é o centro do mundo. Tal não é verdade, aliás não só Lisboa continua a perder habitantes como também já começou a perder emprego. Cada vez há mais cidadãos que vivem e trabalham na região de Lisboa e que, se têm de passar pela capital nas suas deslocações diárias, é só pela deficiente estrutura de transportes existente.

É por isso que mês após mês a venda de passes sociais diminui, e aumenta a venda de passes combinados (passes válidos em duas ou mais empresas de transporte). A única parte que mantêm o social é que apenas nesses passes existe desconto para a terceira idade.

No Porto, felizmente, o bom senso ganhou e os títulos de transporte são únicos para os vários operadores e geridos por uma única empresa, a TIP. Também a lógica de zonamento, por favos, permite que cada cliente possa escolher quais as zonas que pretende que o seu passe abranja sem que a cidade do Porto tenha de ser o centro da sua vida.

Era tempo que alguém visse que, por vezes, não é só no futebol que os bons exemplos nos chegam do norte.

2005-09-17

 



Red Eye

Um filme de Wes Craven com Rachel McAdams, Cillian Murphy.
Wes Craven regressa após o sucesso de Scream que deliciou tantos jovens. Este filme é diferente, aqui Wes Craven realça o terror psicológico num bom filme de suspense.
Lisa Reisert, uma jovem gerente de um hotel em Miami muito competente, que regressa, após um funeral a Miami. Embarca num voo o “red eye” e senta-se ao lado de um jovem, Jack, que tinha conhecido na zona de embarque. Este revela-se terrorista e obriga a jovem a instalar um conhecido político numa suite à mercê de um violento atentado, chantageando-a com a morte do seu Pai.

Não trazendo nada de novo, que já não tenha sido visto, o filme entretém bem, prendendo-nos ao écran e à trama psicológica a bordo de um avião que apanha constante turbulência, contribuindo para nos envolver na ansiedade psicológica do filme.
O bom desempenho dos actores também contribui para o bom desenvolvimento do filme.

2005-09-15

 
Escola...
Hoje inicio um novo ano lectivo e vou conhecer novos alunos. Já tive inícios de anos conturbados, mas este é, sem margem para dúvidas, o ano em que eu sinto no ar uma revolta crescente entre a classe docente.
Preocupa-me a forma como este governo toma medidas em relação ao sector da educação: Não há uma planificação rigorosa, decide-se ao acaso, à pressa e sem saberem muito bem o que estão a fazer. O mais importante é mostrar à opinião pública que este governo tem pulso forte, não tem medo de tomar medidas impopulares mas esquecem-se que quem semeia ventos colhe tempestades! Desconheço o que irá acontecer num futuro próximo mas vejo muita revolta, desmotivação, falta de condições para trabalharmos na escola…
Não me estou a lamentar porque tenho mais horas de trabalho na escola: Sou sincera preferia passar lá as 35 horas semanais, não trazer trabalho para casa ( já passei por uma experiência profissional de 2 anos num serviço do ministério, com 35 h semanais e a minha vida era bem mais calma ), não passar noites em branco para corrigir testes e trabalhos e não trabalhar aos fins-de-semana. O que me preocupa é a confusão que reina e uma coisa é certa: Os alunos não podem ser prejudicados! Não se modificam mentalidades com leis… ainda para mais feitas em cima do joelho!
E por muitas voltas que dê aos meus neurónios só posso concluir que o Sr. 1ºMinistro e a Ministra da Educação devem ter ficado traumatizados na Escola Primária e agora resolveram vingar-se!
Desculpem o desabafo mas nunca senti uma desmotivação tão grande no início das aulas! Obrigada por terem tido a paciência de lerem este post.

2005-09-14

 


Não sejam assim...seus más linguas (Siri e mfc)!!!!! O fs começou mais cedo, foi muito bom, mas terminou no domingo...e de regresso a casa...a netcabo pfffff...pifou!!! A ver se hoje já funciona!!! E nãooooo, não estou no meu local de trabalho a "blogar"! ;)

2005-09-08

 



Bom fim de semana, o meu começa mais cedo ;)

2005-09-06

 


Duas medidas, a mesma lógica

Num post de 25 de Agosto, critiquei o Governo por finalmente se resolver a adquirir meios aéreos próprios para o combate aos incêndios mas manter a ausência de meios humanos próprios.

Parece que perceberam a incoerência e, para além de confirmarem a aquisição dos meios aéreos, sempre se decidiram a criar um corpo de bombeiros profissionais do Estado.

É nestes rasgos, de fazer aquilo que é óbvio mas que nenhum governo até agora tem feito, que eu aplaudo José Sócrates. Aliás se não fosse o erro crasso do aumento do IVA e a inexplicável decisão de fazer um aeroporto na Ota (que ainda ninguém explicou porquê) até dava uma nota positiva a este governo. Baixa, mas positiva.

2005-09-05

 


Teste europeísta

Cliquem no link abaixo e construam o mapa da Europa. Por muito que saibam de geografia, acho que vão ter algumas surpresas.

Mapa da Europa

2005-09-04

 
Desenhos que nos fazem felizes


Obrigado wishes& heros

 



O fim de semana foi agradável, desde a ida à praia dos Super Tubos, em Peniche, um mar limpinho na praia com bandeira azul, à bonita praia da Areia Branca, o passeio às Caldas da Rainha, que inclui passagem no mercado onde a fruta é mais bonita, e a Ginginha de òbidos pois tá claro, agora também servida em copo ou chávena de chocolate! Um must imperdível!


2005-09-02

 

Não resisti a esta. Nem comento, porque me parece inútil. Para quem quiser aprofundar, está no "24 Horas" de hoje, na capa e na página 44. Ele há cada uma!...