<$BlogRSDUrl$>

2006-10-01

 

ERROS ORTOGRAFICOS!

Confesso que depois de ter lido o comentário de alguém, que erradamente o deixou no post da Henriqueta, achei que devia voltar para a escola!
Mas o porquê de tantos erros?
Afinal quase todos os computadores hoje em dia têm um corrector de erros, um dicionário de sinónimos!

Procurei saber os tipos de erros ortográficos mais usuais e a resposta foi:

Não é possível informar «de todos os tipos de erros ortográficos que existem», pelo seguinte: a nossa ortografia data de 1945, como sabemos, com poucas alterações posteriores. Sendo assim, seria necessário ler tudo ou quase tudo o que se escreveu a partir do fim do ano de 1945 até ao presente. Na recolha de «todos os tipos de erros ortográficos», e para que o trabalho ficasse bem feito, seria necessário ir ordenando-os por tipos de erro e por frequência. Seria necessário ler tudo, porque o tipo de erros varia com a época. Agora, por exemplo, cometem-se erros que não se cometiam há 15 ou 20 anos. Mas estes ainda se cometem agora. Pergunto: a vida duma pessoa chegaria para fazer isto? De qualquer modo há duas excelentes obras que a poderão auxiliar nesta questão. A primeira delas é o Prontuário Universal da Texto Editora, da autoria de D'Silvas Filho. Vêm lá todos os principais erros corrigidos de português: de ortografia, sintaxe e fonética. O segundo livro chama-se Áreas Críticas da Língua Portuguesa, de João Andrade Peres e Telmo Móia, da editora Caminho. Embora mais restrito à sintaxe e com base, apenas, em textos jornalísticos portugueses produzidos entre 1986 e 1914, a sua importância foi recentemente reconhecida com a atribuição do Prémio Lindley Cintra 1977, atribuído pela Sociedade da Língua Portuguesa.


Prometo que vou comprar !!!!

Continuo a dizer que é feio passar a vida a emendar os erros alheios, e se estamos predispostos a isso, então será melhor verificarmos os nossos próprios erros, até porque todos nós damos grandes calinadas, tanto a falar como a escrever! Acreditem!!!
E já agora a palavra COMMENTS é para, como diz a palavra, comentar e não para emendar!!!!!

Comments: Enviar um comentário

<< Home