<$BlogRSDUrl$>

2006-10-10

 


Eutanásia

O que distingue a eutanásia da maior parte das outras formas de tirar a vida a alguém?
Entende-se por eutanásia, retirar a vida a alguém que se encontra bastante doente, em estado terminal, e que quer acima de tudo, não sofrer e acabar os seus dias ainda com alguma dignidade.
Isto parece cruel dito desta forma e ao mesmo tempo misericordioso. Afinal para os católicos isto é impensável, é usurpar do direito de Deus de tirar a vida ou doa-la.
Imaginemos uma pessoa como a Sra. que ontem deu o seu depoimento em directo para a Conceição Lino na SIC.
A Sra. sabe que lhe vão restar poucos meses de vida e que o final da sua doença vai ser doloroso e degradante como ser humano. Para os familiares e amigos que a acompanham deve ser uma coisa terrível assistir a este desfecho sem poder fazer nada!
Simplesmente assistir, acompanhar estes últimos dias!Mas ela vai ter que suportar, porque alguns hipócritas criticam e não aprovam a sua vontade.
Até posso tentar compreender quem não aceita, mas daí a não deixar os outros decidir o que é melhor para eles!
- Deus deu a vida, só ele pode tira-la!!!
Confesso que sempre que me deparo com hipocrisias deste tipo penso:
-Não!!! Este não deve ser o meu Deus!
O meu Deus, não quer que as pessoas sofram, se existe uma forma de lhe aliviar o sofrimento, com toda a certeza que ele a aprova!!!!
Todos aqueles que defendem a admissibilidade moral da eutanásia apresentam como principal razão a misericórdia para com os doentes que sofrem de doenças terminais, para as quais não há esperança!
Misericórdia!
Não é exactamente esta palavra que escutamos tantas e tantas vezes do porta-voz da Igreja Católica!Mas mesmo assim continua a ser um crime aos olhos de Deus, dizem!
Na Holanda, a partir de 1973, um conjunto de casos jurídicos estabeleceram as condições de acordo com as quais os médicos, podem praticar a eutanásia.A decisão de morrer deve ser uma decisão voluntária e reflectida de um doente informado; tem de existir sofrimento físico ou mental considerado insuportável por aquele que sofre e apoiado pelo médico que o assiste!
Sou a favor da eutanásia assistida por um médico e fundamentada pelo seu paciente!

Comments: Enviar um comentário

<< Home