<$BlogRSDUrl$>

2003-08-20

 
Encontrada numa garrafa mensagem de refugiada da II Guerra Mundial

Uma mensagem numa garrafa, datada de 1943 foi encontrada por um turista numa remota praia sueca.. A nota está escrita em inglês e é da autoria de uma refugiada que tentava escapar aos alemães nazis, em plena Segunda Guerra Mundial.
Já amarelecida pelo tempo, a mensagem está escrevinhada em inglês e é assinada por uma mulher de nome Maja Westerman, da Estónia, Estado Báltico então ocupado pela Alemanha nazi.
A mulher fugira para Gotska Sandoen, uma ilha sueca a 150 quilómetros do local onde a garrafa foi encontrada por um turista suiço - Thorsten Schwarz -, que diz agora esperar encontrar o trilho da refugiada através da Internet.
Na mensagem, a mulher pergunta se a guerra já terminou.
"Querido amigo, Vivemos numa ilha. Viemos para cá há um ano...o faroleiro é muito gentil...a guerra já acabou?...aguardamos por paz e harmonia."
Muitos refugiados dos Estados Bálticos tentavam, durante a guerra, escapar à ocupação nazi e soviética, escondendo-se na Suécia.
Cerca de dois mil fugitivos receberam, aliás, asilo em Gotska Sandoen, a cerca de cem quilómetros da costa da Suécia.
A garrafa foi encontrada numa zona de difícil acesso nos arredores de Oxeloesund - uma cidade a 90 quilómetros para sudoeste da capital sueca, Estocolmo - e teve de ser quebrada para se conseguir retirar o papel.
"É muito comovente. Imaginem que Maja Westerman ainda estiva viva hoje em dia e era possível encontrá-la!", disse, emocionado, Thorsten Schwarz à Associated Press.
O turista já regressou a casa, na Suíça, e promete iniciar uma pesquisa incessante na Internet, em busca de Maja.

Expresso

Comments: Enviar um comentário

<< Home