<$BlogRSDUrl$>

2003-08-06

 
Faróis Estão Abertos ao Público em Agosto e Setembro

À semelhança do que aconteceu no ano passado, 18 faróis da costa continental portuguesa, dos Açores e da Madeira vão abrir as portas ao público, todas as sextas-feiras e sábados, durante Agosto e Setembro. Os visitantes podem ver os faróis durante a hora mágica do crepúsculo. Meia hora antes do exacto momento de acender o farol, alguns oficiais da Marinha vão falar de princípios de óptica, de técnicas de orientação e da importância dos faróis na navegação costeira.

O farol do cabo Espichel, construído em 1790, é um dos mais antigos de Portugal e foi palco da primeira visita deste ano, promovida pelo Ciência Viva, em parceria com a Marinha Portuguesa. O ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, subiu os degraus em espiral do farol para, lá em cima, ouvir as explicações dos especialistas da Marinha. O vento quente, mas forte, que se fazia sentir ao final da tarde não deixou muito tempo aos convidados para contemplar a vista sobre o cabo Espichel. "O farol é um ponto de referência para muitas pessoas. Este programa é muito bom", diz o tenente Almeida, já na descida do farol.

Antes do aparecimento dos faróis, as primeiras luzes que assinalavam a presença de terra firme eram fogueiras feitas com toros de madeira ou carvão de pedra, que eram mantidas em pontos elevados sobre o mar. Em Portugal, o primeiro farol propriamente dito nasceu em 1761: o de Nossa Senhora da Luz, a norte da barra do rio Douro. Já não existe.

Público On-Line, 31-07-2003



Recebido da Filomena Gonçalves

Comments: Enviar um comentário

<< Home