<$BlogRSDUrl$>

2003-08-31

 
A guerra do Natal

Com a aproximação do Natal a tensão começou a crescer. No bairro vermelho, já tinham colocado as faixas verdes e vermelhas para celebrar o Natal. À esquina, um enorme Pai Natal feito de cartão sorria para as crianças que passavam.

Uma autêntica provocação dizia, Jonh Prost, em cima de um palanque montado à pressa na confluência de duas das principais ruas dominadas pela cultura Painatalícia pura.

- O verdadeiro Pai Natal - gritava a plenos pulmões para quem o quisesse ouvir - usava longas vestes brancas e douradas e nada tinha a ver com as multinacionais que tentam envenenar os nossos filhos com bebidas cheias de cafeína e que são o primeiro passo para o vicío.

No auge do seu discurso, com o rosto mais vermelho que as vestes por si injuriadas, Jonh Prost jurou invadir o Bairro Vermelho e pintar a estátua lá colocada.

No outro canto da cidade, por detrás duma porta sem letreiro, estavam reunidos os adoradores de Babouchka, a mãe natal de origem russa. Esse pequeno culto, perseguido quer pelos defensores do Pai Natal Vermelho, quer pelos do Pai Natal Puro, era a favor da paz. No entanto tal de nada lhes valeu e depressa tiveram de passar à clandestinidade.

Outro grupo clandestino eram os Nicolistas, defensores que o verdadeiro espirito do Natal era o encarnado por São Nicolau. Este grupo, mais aguerrido, planeava ataques com bombas aos dois grupos mais poderosos da cidade.

Foi nesta altura da história que o meu filho me interrompeu - Pai, eu pedi para me contares uma história fantástica, mas achas mesmo que é possível várias pessoas que até todas acreditavam num Pai Natal qualquer e que ele dava prendas e isso tudo, matarem-se umas às outras só porque lhe davam nomes diferentes ou lhe colavam imagens diferentes ?

Não lhe respondi de imediato, mas pensei nos problemas religiosos que existem e disse:

- Sim filho, é não só possível como acontece todos os dias.

crónica publicada na edição de Setembro d' As letras de Paganini


Comments: Enviar um comentário

<< Home