<$BlogRSDUrl$>

2003-08-29

 
O jornal Público divulga hoje um livro com conclusões interessantes :

O Futuro do Amor


No mundo conturbado de hoje, as relações humanas terão sido as mais afectadas em todas as frentes. Assistimos a todo um conjunto de novas transformações nos modelos tradicionais de relações, vemos a instituição casamento assumir formas diversas, assistimos a novos modos emergentes de constituir família (famílias alargadas, famílias monoparentais, famílias homossexuais, etc.), vemos as taxas de divórcio dispararem em flecha. E o que é que acontece ao amor no meio disto tudo? Antes de procurarmos explicações, ou tecer qualquer juízo de valor, convém parar e talvez ler este livro. Daphne Rose Kingma, especializou-se, ao longo dos seus quase trinta anos de carreira como psicoterapeuta e conselheira matrimonial, no estudo das relações amorosas. O seu pressuposto é simples: todas estas convulsões não são o reflexo de qualquer tipo de crise do amor enquanto valor ou das relações interpessoais, são antes novas formas de amar e que, por sua vez, acompanham o evoluir de todos os aspectos da vida. Para a autora, numa sociedade que criou mais e melhores condições de realização pessoal e profissional, dando mais hipóteses aos seus indivíduos de procurarem o seu caminho e a sua felicidade, também as relações estão sujeitas às vicissitudes dessa mesma procura. O casamento libertou-se da sua função meramente reprodutora (tal como era entendido na Idade Média), da sua função económica (a atribuição de um dote na idade Moderna, o estabelecimento de laços comerciais, para a burguesia do século XIX) ou da sua função estratégica e política (no caso da realeza desde sempre ou das famílias italianas do Renascimento). O casamento, mal ou bem, passou a ser o local de realização da felicidade, com opções em aberto. E é possível que por vezes essa realização da felicidade não aconteça. A autora propõe um olhar cheio de tolerância e de compreensão para os novos fenómenos das relações humanas. Ao longo das páginas deste livro vai dando exemplos de pessoas que encontraram novas formas de serem felizes com os seus parceiros, que tomaram opções que determinaram o seu bem-estar e dos que os rodeiam e encontraram novos equilíbrios. Trata-se de procuras, algumas delas sempre presentes na história da humanidade embora revestidas de outros contornos. As soluções dependem de cada um e, de acordo com a autora, toda essa pluralidade e diversidade conduz a que se ame mais nos dias de hoje do que era possível há uns tempos atrás. Feitas as contas, hoje há mais amor. No fundo toda a obra é um convite para nos aceitarmos como somos.

A autora

Daphne Rose Kingma, nasceu em 1942, em Filadélfia, é psicoterapeuta, poeta e conferencista, vive em Santa Bárbara, Califórnia, onde exerce psicoterapia e aconselhamento matrimonial desde 1972.

É autora de dez obras em torno do amor e das relações humanas, tratados nos seus variados aspectos: as separações, o divórcio, a paixão o casamento, etc.. O sucesso alcançado pelos seus livros, que já venderam para cima de um milhão de exemplares, granjearam-lhe reputação por todos os Estados Unidos e a alcunha de "Doctor Love", tendo passado a dar workshops e conferências em várias instituições por toda a América, mas também na França e na Alemanha. Neste momento dedica-se também à escrita de obras de poesia e de ficção.

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2003



Comments: Enviar um comentário

<< Home