<$BlogRSDUrl$>

2003-08-31

 
Os números

Embora sejam dados estatísticos de há um ano atrás (Julho de 2002), achei curioso divulgar a quem ainda não tenha conhecimento: são os dados do relatório de 2002 do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Passo a trancrever os dados mais interessantes.

Um bebé que nasça hoje no Japão tem 50% de probabilidades de viver até ao século XXII; um bebé que nasça hoje no Afeganistão tem uma hipótese em quatro de viver até aos quatro anos.

A Noruega continua em primeiro lugar no índice de desenvolvimento humano (...) O último lugar entre 173 países avaliados é ocupado pela Serra Leoa (...) Todos os países da UE figuram nos 28 primeiros lugares com Portugal a encerrar a lista (...)

(em Portugal) O nível de desigualdade entre as camadas mais ricas e mais pobres da sociedade é dos mais acentuados da Europa

Vinte por cento da população (portuguesa) mais rica detém 43% da riqueza nacional.

Os cinco por cento mais ricos do mundo têm um rendimento 114 vezes maior do que os cinco por cento mais pobres.

Um por cento da população tem um nível de rendimentos de 57% da riqueza total do planeta.


Enfim, números que fazem esbugalhar os olhos, de espanto e de raiva. Este mundo está cada vez pior. E terão estes dados, então sabidos, tido repercursões para a melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados? Não vi nada...

Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Enviar um comentário

<< Home