<$BlogRSDUrl$>

2003-08-19

 
Que mundo é este que estamos a construir e vamos deixar aos nossos filhos? É o que me apetece perguntar, mais a mim mesmo, perante o atentado à ONU em Bagdad e, sobretudo, ao saber da morte de Sérgio Vieira de Mello. Por mais condenável que seja a intervenção no Iraque – e sempre fui um dos críticos à hegemonia americana -, não consigo entender que, mesmo lutando por uma causa, haja quem não consiga distinguir entre o combate e o assassínio.
É gente criminosa, que não olha a meios para atingir fim nenhum. Eles sabem que a ONU não apoiou a guerra. Sabem que Sérgio Vieira de Mello era um homem de paz. Sabem que a missão dele era, de certa forma, remediar, emendar, reconstruir. Mas não se importam. Matar militares ou civis é a mesma coisa. Pôr ainda mais em causa o papel da ONU é também um objectivo.
Isto é política. Mas também é cultura. É a Guernica de Picasso. O símbolo do Mundo que temos. Como se muda? Não sei, mas sinto ganas de contribuir para alguma coisa. Para não deixar uma Terra apodrecida sob os pés do meu filho.


Comments: Enviar um comentário

<< Home