<$BlogRSDUrl$>

2003-09-13

 



FOTOGRAFIA - Nu colectivo em Santa Maria da Feira

O fotógrafo Spencer Tunik conseguiu reunir 300 pessoas em Santa Maria da Feira. Veja as fotos.

Cerca de 300 pessoas responderam ao apelo de Spencer Tunik, para que se reunissem em Santa Maria da Feira, onde estava marcada mais uma etapa da «instalação» fotográfica que este artista está a fazer por todo o mundo.

Sem preconceitos, os participantes diziam que este «é um nu puro, que nada tem a ver com erotismo e pornografia. Por isso optei por colaborar», disse Susana, 28 anos, uma desempregada formada em escultura.

Já o estudante de arquitectura António Pereira, 25 anos, não põem de lado a «componente erótica» e esta forma de estar na arte «desprovida de preconceitos».

Em Santa Maria da Feira, Spencer Tunik realizou um conjunto de quatro "instalações" (sessões de fotografia) três no centro histórico e uma, sem testemunhas, na biblioteca local.

«Correu bem, estou satisfeito com os resultados», disse o artista nova-iorquino, que só se mostrou desagrado com a «persistência de um ruivo em ser o centro das atenções», desrespeitando as instruções para permanecer deitado de rabo para cima e de cabeça encostada ao solo.

Mas houve quem se portasse bem, e até levasse os filhos, como o empresário Agostinho, de 38 anos. Ele levou a filha porque «quero que daqui a 20 anos ela possa dizer que o pai é louco».Agora, todos os participantes vão agora receber cópia de uma das fotos.


Spencer Tunik, já realizou sessões similares em 30 países, e em Melbourne, na Austrália, chegou a reunir 4.500 pessoas nuas.

O fotógrafo norte-americano, que aposta numa «nudez do corpo metamorfoseada com o meio envolvente», foi detido várias vezes nos Estados Unidos por promover «acto violento», «exposição obscena» ou «bloquear a circulação de peões».

Lusomundo.net

Comments: Enviar um comentário

<< Home