<$BlogRSDUrl$>

2003-09-06

 
Japonês Takeshi Kitano galadoardo com Leão de Prata para o Melhor Realizador
Festival de Veneza: Leão de Ouro para "The Return", de Andrey Zvyagintsev

O filme russo "The Return", realizado por Andrey Zvyagintsev, foi distinguido hoje com o Leão de Ouro na 11ª edição do Festival de Cinema de Veneza.

O Leão de Prata e Grande Prémio do Júri foi para o filme "The Kite", de Randa Chahal Sabbag, uma co-produção líbano-francesa.

No campo da realização, o Leão de Prata para o Melhor Realizador foi para o japonês Takeshi Kitano, pelo filme "Zatoichi".

A taça Volpi para a Melhor Actriz foi atribuída à alemã Katja Riemann, pelo seu desempenho no filme "Rosenstrasse", enquanto a taça Volpi para o Melhor Actor foi para o norte-americano Sean Penn pela sua participação em "21 Grams".

O prémio Marcello Mastroianni para Melhor Actor ou Actriz Jovem foi atribuído a Najat Dessalem pelo seu desempenho em "Raja".

Marco Bellocchio recebeu um prémio pelo argumento do filme "Buongiorno, notte", que o próprio realizou.

O Leão de Prata para a Melhor Curta-Metragem coube a "The Oil", uma produção do Azerbeijão realizada por Murad Ibragimbekov.

"Um Filme Falado", a última realização do cineasta português Manoel de Oliveira, era um dos filmes em competição no festival.

in Publico

Comments: Enviar um comentário

<< Home