<$BlogRSDUrl$>

2003-09-09

 
Marcolino Candeias

Marcolino Candeias Coelho Lopes, nasceu a 28 de Agosto de 1952, na ilha Terceira, na freguesia de Cinco Ribeiras, concelho de Angra do Heroísmo, cidade onde completou os estudos secundários. Ainda estudante liceal, revela-se como poeta em páginas académicas e na “Glacial”, suplemento literário de A União, vindo a publicar Por ter escrito Amor (1971), um conjunto de poemas. Cumpriu serviço militar em Angola, durante o período conturbado da descolonização, após o que inicia estudos superiores na Universidade de Coimbra. Nesta universidade se bacharelou em Filosofia Românica, obtendo, em seguida, a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, com distinção. Professor estagiário no ensino secundário, foi assistente nas universidades dos Açores e de Coimbra. Publica Na distância deste tempo (1984). O seu percurso profissional passa pelo Canadá, universidade de Montreal. Na qualidade de chefe da Secção de Estudos Portugueses e Brasileiros, representou naquela universidade, nos finais dos anos 80, o primeiro projecto mineur {minor} en Études luso-brésiliennes.
Regressado aos Açores, foi director da Casa da Cultura da Juventude de Angra do Heroísmo, cargo que ocupou até ser nomeado Director Regional da Cultura no último ano de mandato do VII Governo Regional e, em seguida, do VIII Governo Regional.
Marcolino Candeias é considerado uma das vozes mais importantes do grupo a que pertenceu e a que se convencionou chamar de Geração Glaciar, fundamentalmente preocupado com os valores mais profundos relacionados com a sociedade, a liberdade, a democracia e o papel do homem neste contexto e que trouxe um contributo considerável à actividade literária nos Açores. Sem dúvida, um dos maiores poetas do arquipélago, tem colaboração dispersa por jornais e revistas nacionais e estrangeiras, bem como alguns poemas traduzidos para inglês e eslovaco.
É também o autor das histórias orais, de que existem registos videográficos, que relatam a visão de um antigo emigrante terceirense de origem rural na Califórnia (Joe Canoa), sobre os valores e comportamentos do mundo envolvente.
Está representado em numerosas antologias poéticas.

E.Felix

Comments: Enviar um comentário

<< Home