<$BlogRSDUrl$>

2003-09-01

 
Morreu Charles Bronson

Charles Bronson, actor conhecido pelos papeis em filmes de acção, morreu sabado, dia 30 de Agosto, aos 81 anos em Los Angeles, vitima de pneumonia.
O actor sofria também da doença de Alzheimer.

Conhecido protagonista pelos papeis de duro em filmes de acção, Charles Buchinski, o seu verdadeiro nome, nasceu a 03 de Novembro de 1921 em Ehrenfeld (Pensilvânia-E.U.A.), oriundo de uma família de imigrantes lituanos. Era o décimo primeiro de quinze irmãos.

Entre os 16 e os 21 anos de idade, Charles Bronson trabalhou nas minas de carvão ao lado dos seus irmãos para ajudar a família.

Durante a Segunda Guerra Mundial, que se viria a revelar uma viragem na sua vida, combateu os japoneses no Pacífico num bombardeiro. No final da guerra, impressionado com a fama das estrelas de Hollywood, decidiu seguir a carreira artística. Começou por pintar cenários no teatro amador em Filadélfia, mas rapidamente chegou ao cinema, onde desempenhou pequenos papéis, nomeadamente ao lado de Gary Cooper em "You Are In The Navy, Now" (1951).

Seis anos mais tarde, Roger Corman deu-lhe o papel principal em "'Machine-Gun' Kelly".

Um rosto marcado por traços rudes valeu-lhe inúmeros papeis de herói duro como em "Os Sete Magníficos" (1960), "remake" de John Sturges de os "Sete Samurais" de Akira Kurosawa, ou "A Grande Evasão" (1963), do mesmo realizador.

Na Europa, o actor americano tornou-se uma vedeta com as interpretações no "western-spaghetti" de Sergio Leone "Era Uma Vez no Oeste" (1968), e em "O Adeus Amigo", de Jean Herman, ao lado de Alain Delon.

Sempre no papel de duro, chegou a receber um Globo de Ouro em 1970, pela actuação em ”Cavaleiro da Chuva”.

Charles Bronson vai deixar saudades...

Comments: Enviar um comentário

<< Home