<$BlogRSDUrl$>

2003-11-12

 
"NAQOYQATSI" CHEGOU EM D.V.D.



O último filme da triologia Qatsy (o mundo em transformação) chegou a Portugal através de uma edição no formato DVD.

A Obra de Godffrey Reggio e Philip Glass surgiu pela primeira vez em Portugal num ciclo promovido pela Gulbenkian no âmbito "a música e o cinema" onde tivemos oportunidade de assistir à exibição de Koyaanisqatsi e Powaqqatsi, com a banda sonora a ser tocada ao vivo pelo Ensemble de Philipp Glass.

Esta triologia de Reggio, cujos títulos são baseados na língua dos índios Hopi, foi interrompida devido a problemas económicos....embora os dois primeiros filmes sejam dos mais vistos em todo o mundo no circuito alternativo. Mas só 16 anos depois foi possível completar a triologia com o financiamento de Steven Soderberg.

Esta obra que influênciou várias gerações de cineastas...e marcou decisivamente o documentarismo moderno...além de invadir o universo dos video-clips. Fala no seu conjunto da A VIDA EM DESEQUILIBRIO, A VIDA EM TRANSFORMAÇÃO e A GUERRA COMO FORMA DE VIDA, e surge como um momento de reflexão sobre a forma como olhamos o que nos rodeia. Utilizando apenas imagens e música, Reggio e Glass construiram um dos grandes momentos de reflexão do mundo contemporâneo, possibilitando a cada um fazer a sua leitura, colocando as suas próprias interrogações, duvidas e certezas.
(Penso, logo desisto)(1)

A edição em dvd dos dois primeiros filmes é vendida num único pack a 28,00 - zona 2
e 35,00 - zona 1 (ambas as edições incluem os extras: entrevista com os autores+trailer), sendo a edição excelente(*****) No respeitante à edição nacional de Naqoyqatsi está ao preço de 15,00 e 19,00 euros depende do local, e inclui extras excelentes...mas foi gravada em dvd de dupla camada, o que desde já lamentamos profundamente...de qualquer forma não perca estes filmes, porque depois deles, o seu olhar cinematográfico será forçosamente diferente
(É mais fácil matar do que pensar)(1)

(1)- in "O Homem no Tempo"

Comments: Enviar um comentário

<< Home