<$BlogRSDUrl$>

2003-12-12

 



KISS ME, STUPID/BEIJA-ME IDIOTA

O Beijo é o tema fotográfico da sempre excelente agenda da Cinemateca para 2004...A frase que citamos surge ao se abrir a agenda que possui no seu interior uns "lábios" a dizerem "Kiss Me, Stupid" título do célebre filme de Billy Wilder, com a Kim Novak e o Dean Martin que em Portugal se chamou "Beija-me Idiota".

O Beijo no cinema tem mais de um século, já que o primeiro beijo da história da sétima arte surgiu em 1895...o cavalheiro chamava-se John Rice e tinha aquilo que se chama hoje uma grande bigodaça e a dama de nome Mary Irvin também tinha os seus "atributos" fruto da época. Estes jovens actores de teatro viram o seu beijo filmado e exibido nas barracas de feira onde começou a gloriosa história do cinema.
(Procurem o filme de Peter Bogdanovich..."O Vendedor de Sonhos")

A Cinemateca todos os anos dedica a sua agenda a um tema, depois das musas, Hitchcock, Griffith, o musical...chegou a vez do beijo. Na capa uma imagem de Marlon Brando e Eve Marie Saint em "Há lodo no Cais"...depois a abrir o ano imagens do Mestre Hitchcock e das suas louras Tippi Hedren e Grace Kelly. e a fechar Farley Granger e Cathy O'Donnel no primeiro filme de Nicholas Ray "They Live by Night"(Os Filhos da Noite).

Ao longo do ano iremos encontrar os mais belos e míticos beijos da história do cinema
desde o célebre de Monica Vitti até à Bela de dia Catherine Denueve...o imortal Vertigo, com Novak e Stewart à beira do abismo...Belmondo e Seberg nas ruas de Paris...Isabella e Kyle no Blue Velvet...Ava e Clark no Mogambo...Ingrid e Cary em Notorius...o David Hemmings e a Vanessa no Blow-Up...o célebre beijo de Forrest com a kinski no "Do Fundo do Coração" e tantos outros para todos os gostos e de todos os géneros...mas deixo aqui a referência a um dos mais belos, aquele que marcou o fim do encantamento, o célebre beijo de "Os Contos da Lua Vaga" de Mizoguchi....terão que o olhar para além da paisagem.

Está bem no final do ano podem cortar a agenda e fazerem/remontarem os beijos através das imagens. A agenda custa 9,00 euros(preço fnac) e vale mesmo a pena...indispensável a qualquer cinéfilo.

PS- O Bichinho manda dizer que o Poemário da Assírio e Alvim também já saiu...alerta poetas!!!!!!!!!!

Comments: Enviar um comentário

<< Home