<$BlogRSDUrl$>

2003-12-29

 



"O ADEUS DE ALAN BATES"

Todos nós na nossa vidsa de adultos transportamos sonhos e imagens da infância e eu nunca mais me esqueci de um filme que vi no antigo cinema Monumental...o tal com uma enorme plateia e dois balcões...a película chamava-se "Longe da Multidão" e nele brilhavam uma senhora chamada Julie Christie proprietária de uma enorme herdade e o pastor Alan Bates com o seu amor silencioso. Depois ao longo dos anos fui aprendendo diversas coisas...descobri o nome do cineasta John Schesinger...e o que era o "free cinema" e fixei o nome dos actores.

Alan Bates surgiu em cena através da peça/manifesto "Look Back in Anger" de John Osborne, palminhando depois o longo caminho dos clássicos...Sheakespeare, Tchekov, Ibsen e Strindberg...ao mesmo tempo que estabelecia laços de amizade com outros actores da mesma geração: Richard Burton, Tom Cortenney, Albert Finney e Peter O'Toole. E claro as portas do cinema abriram-se....e depois de Thomas Hardy ver a personagem das sua escrita representava por Bates, chegou a vez de D.H.Lawrence com as suas "Mulheres Apaixonadas" adaptado por Ken Russel (um dos primeiros filmes dos estúdios com nú frontal). Mas antes ele chegara às bocas do mundo com o filme de Michael Cacoyannis "Zorba O Grego" ao lado de Anthony Quinn.

A sua carreira acabou por se dividir entre os palcos e as telas (cinema e televisão)...a sua voz era famosa...e não podemos deixar de referir mais três filmes de que gostamos muito "Dueto só para Um" ao lado de Julie Andrews do cineasta Andrei Konchalovsky (a descobrir) e os famosos "Uma Mulher Só" ao lado de Jill Clayburg realizado por Paul Mazursky e claro o fabuloso "Gosford Park" de Robert Altman.
Os anos noventa foram extremamente dificeis para ele, pois perdeu um dos filhos e a esposa. Em 2002 recebeu o Tony (equivalente ao Oscar no teatro) pela sua representação na peça "Fortune's Foll" de Turgenev. E este sábado em Londres ele partiu...certamente para interpretar uma peça ao lado do amigo Burton num Heaven algures. Todos nós que amamos o cinema vamos ter saudades tuas meu bom Amigo!

Comments: Enviar um comentário

<< Home