<$BlogRSDUrl$>

2003-12-16

 



"O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO"

"AS INVASÕES BÁRBARAS"



Em meados dos anos setenta surgiu nos écrans de cinema em Portugal, o cinema canadiano oriundo do Quebec, através de Gilles Carle e Dennis Arcand e também uma senhora chamada Carole Laure que invadiu o imaginário de muita boa gente. Mas adiante, o que me trás aqui é a reposição de "O Declínio do Império Americano" em cópia nova, em virtude de o realizador ter retomado a história com os mesmos actores, quase vinte anos depois, com o filme "As Invasões Bárbaras", tal como fez Peter Bogdanovich com "A Última Sessão de Cinema" e "Texasville", também com os mesmos actores. A unica diferença entre o filme americano e o canadiano, é que as personagens criadas por Larry McMurty no seu livro, existiam mesmo, e o próprio Jeff Bridges foi "convidado a conhecer" a figura que interpretava.

"O Declínio do Império Americano" foi a resposta canadiana, bastante intelectualizada, ao filme de Lawrence Kasdan "Amigos de Alex", da mesma forma que a Britânica se chamou "Os Amigos de Peter" de Kenneth Branagh. Eram os anos oitenta, estava-se decididamente na ressaca das ideologias, a geração que tinha prometido mudar o mundo, acomodara-se à existência dos tempos...os Yuppies começaram a nascer e o sonho perdia-se nas esquinas da vida. Restava a memória e a reflexão de um tempo que apesar de tudo tinha sido maravilhoso...e em algumas "famílias" a amizade tinha sobrevivido às tempestades.

A película de Dennis Arcand "O Declínio do império Americano" fala de um grupo de amigos, quase todos ligados à área de História, que se encontram num fim-de-semana no campo...mas antes de os encontrarmos todos juntos ...iremos descobrir o universo feminino e o universo masculino em separado...elas falam deles...eles falam delas...é a História, os Sentimentos, a Sexualidade, O Amor e o Desconhecimento do Futuro Que Nos Foi Reservado.

Realizado de uma forma admirável e com excelentes interpretações, "O Declínio do Imprério Americano" deverá ser visto em conjunto com "As Invasões Bárbaras" do mesmo Arcand...que regressa aos seus personagens e nos oferece o relatório do estado do mundo no nosso quotidiano...através da despedida da vida de um dos
personagens, e cujo filho, um Yuppie, lhe irá oferecer o seu reencontro/despedida da sua verdadeira família...os amigos, que tanto tempo depois, respondem todos à chamada e o acompanham num outro fim-de-semana, na mesma casa, no mesmo lago...e as memórias daqueles personagens, acabam por ser também os nossos sentimentos........por tudo isto não percam estes filmes...isto é cinema!!!!!

Comments: Enviar um comentário

<< Home