<$BlogRSDUrl$>

2004-02-10

 
Esta imagem choca-te ?


Não ? A mim também não: uma freira na escola.
O que me choca é ter sido hoje aprovada uma lei em França que proibe o que a imagem nos mostra. A freira teria de trocar o seu hábito por outra roupa para poder assistir às aulas.
Claro que foi mais a pensar nos véus islâmicos que nas freiras que tal proibição surgiu e o argumento ridículo que é para a defesa da laicicidade do estado é rísivel. Penso que ninguém sonharia sequer que a presença de diversos alunas com véu islâmico poderiam apontar para que o islamismo fosse a religião oficial francesa !

É tão atentatório contra a liberdade indívidual a obrigação do uso de um símbolo religioso como a sua proibição.

Duvido ainda da aplicabilidade da lei. Certos símbolos religiosos são também símbolos culturais e não é fácil saber onde começam uns e acabam outros. Isto já sem falar nas T.shirts com Cristos por exemplo. São mais ou menos religiosas que T.shirts com Che Guevaras ?


Existem no entanto alguns argumentos que são utilizados por pessoas bem intencionadas, como Esta lei impede o uso dos véus islâmicos por pressão familiar e religiosa. Ora a verdade é que se uma jovem é pressionada pela família e pelo seu meio social à sua utilização, dificilmente será uma lei que mudará as coisas. Até pode ser que continue a frequentar a escola e que lá não use o véu, mas essa é uma parte do dia de uma pequena parte da sua vida. Ou será que os funcionários públicos franceses irão sofrer igual proibição ?

Também é vulgar ouvirmos que este tipo de lei visa facilitar a integração. Nada mais errado. Este tipo de lei ajuda a criar um estigma e, por outro lado, ao agredir as convicções religiosas de um povo torna-o obrigatoriamente mais unido e mais distante do resto da sociedade francesa. Isto já sem falar de como a lei só é aplicável a escolas públicas, rapidamente iremos ver nascer escolas islâmicas o que não me parece que favoreça em nada a integração.

Esta lei é um sinal preocupante de intolerância religiosa e de xenofobia, e quando oiço, como foi o caso na RTP1 hoje, uma mulher francesa defender a lei e dizer que se ela experimentasse ir para o país deles de calções também não deixavam fez-me lembrar que apesar de já ter visitado vários países o único sitío onde não pude entrar de calções foi no Vaticano.

Comments: Enviar um comentário

<< Home