<$BlogRSDUrl$>

2004-02-06

 
A utopia em marcha

As cores do globo, Associação para a promoção do Comércio Justo, fazem-me chegar a sua newsletter e um convite para a abertura da Mercearia do Mundo na baixa lisboeta. Existem coisas em que o minímo que podemos fazer é divulgá-las, vamos lá a isso.

Uma grande parte da produção mundial é realizada por trabalhadores dos países do sul que vivem em condições de miséria extrema. Face a este quadro, o comércio justo, nascido nos anos 60, constitui uma parceria entre produtores e consumidores que procura combater as injustiças do comércio global, criando meios e oportunidades de melhorar as condições de vida e de trabalho nos países subdesenvolvidos. A sua missão é a de promover a equidade social, a protecção do ambiente e a segurança económica através de uma rede de comércio alternativo, baseada em princípios transparentes e intransponíveis, e da criação de espaços de informação, debate, crítica. Como este. Oferece pois uma oportunidade efectiva para a concretização de ideias tão faladas como a de "desenvolvimento sustentável", a de "consumo responsável" e a de "cidadania global".
Face a este enunciado, a resposta mais frequente, pelo menos em Portugal, é: "isso é uma utopia". E a nossa resposta é, invariavelmente, "E daí? Qual é o problema?". Nos países pobres do sul do planeta, milhões de trabalhadores pertencem já a cooperativas locais, produzindo sob princípios éticos em termos sociais e ecológicos, conquistando condições de trabalho dignas e que lhes permitem escapar à miséria. E na Europa, centenas de associações sem fins lucrativos, baseadas no esforço de milhares de voluntários, organizam-se e desenvolvem um sem número de actividades que visam divulgar o conceito e comercializar os produtos. A "utopia" movimentou 400 milhões de euros na Europa, no último ano. A utopia está, então, em marcha.


Convite - Abertura da Mercearia do Mundo

Lisboa Tem Coração Mais Justo

No próximo dia 7 de Fevereiro, no nº 17 da Rua de S. José (perto do Coliseu dos Recreios), abre a Mercearia do Mundo, a primeira loja lisboeta de Comércio Justo. A partir deste dia, de segunda a sexta, e aos sábados até às 15h00, poderá comprar artesanato e produtos alimentares de grande qualidade, produzidos nos países mais pobres do hemisfério sul, contribuindo desta forma para um consumo ético e responsável que assegura a produção em condições dignas.

A Cores do Globo - Associação para a Promoção do Comércio Justo convida-vos a presenciarem este momento histórico em que a cidade de Lisboa abrirá as suas portas a um mundo mais justo. Apareça na Mercearia do Mundo, conheça o Comércio Justo, explore a loja e as actividades propostas, e traga as crianças, pois também haverá actividades infantis. A Mercearia do Mundo estará aberta todo o dia, logo a partir das 11:00 para um pequeno-almoço justo!

Está também convidado a participar no leilão de arte (disponível para licitações online em leilaocj@yahoo.com), lançado a partir das 16h e que durará até dia 6 de Março.

Esperamos por si, por um mundo mais justo!



Comments: Enviar um comentário

<< Home