2004-03-16
Blogoespaço - o mundo ao contrário
Normalmente, no meio da comunicação e dos media, quando aparece uma nova tecnologia ou veículo de comunicação, ele começa por ser utilizado pelos grandes órgãos de comunicação social, desce depois para os meios mais pequenos e chega, por fim, aos amadores interessados.
Foi assim, por exemplo, com a rádio, que começou com as antenas nacionais, de seguida as rádios regionais e por fim o verdadeiro fenómeno que foram as rádio piratas.
E, se é normal que os blogues enquanto meio de comunicação mais fácil e acessível no veículo priveligiado que é a internet, tenha nascido na base de um amadorismo cheio de boas vontades e de pessoas que queriam de uma ou outra forma, partilhar os seus pensamentos ou escritos, já foi mais curioso ver a quantidade de jornalistas que já possuíndo o seu próprio "palanque" de expressão tenham aderido a esta moda. Fruto, talvez, de uma maior liberdade, quer em termos de conteúdo, quer mesmo sem restrições de forma como número máximo de caracteres.
Assistiu-se, por fim, a blogues onde diversos politícos de uma mesma área se habituaram a utilizar este meio para a divulgação das suas opiniões.
No entanto, e apesar de tudo, foi com algum espanto que vi o Público criar um blogue no blogspot para acompanhar a campanha eleitoral norte-americana.
É caso para perguntar: e para quando o suplemento blogue do Diário da Républica ?
Normalmente, no meio da comunicação e dos media, quando aparece uma nova tecnologia ou veículo de comunicação, ele começa por ser utilizado pelos grandes órgãos de comunicação social, desce depois para os meios mais pequenos e chega, por fim, aos amadores interessados.
Foi assim, por exemplo, com a rádio, que começou com as antenas nacionais, de seguida as rádios regionais e por fim o verdadeiro fenómeno que foram as rádio piratas.
E, se é normal que os blogues enquanto meio de comunicação mais fácil e acessível no veículo priveligiado que é a internet, tenha nascido na base de um amadorismo cheio de boas vontades e de pessoas que queriam de uma ou outra forma, partilhar os seus pensamentos ou escritos, já foi mais curioso ver a quantidade de jornalistas que já possuíndo o seu próprio "palanque" de expressão tenham aderido a esta moda. Fruto, talvez, de uma maior liberdade, quer em termos de conteúdo, quer mesmo sem restrições de forma como número máximo de caracteres.
Assistiu-se, por fim, a blogues onde diversos politícos de uma mesma área se habituaram a utilizar este meio para a divulgação das suas opiniões.
No entanto, e apesar de tudo, foi com algum espanto que vi o Público criar um blogue no blogspot para acompanhar a campanha eleitoral norte-americana.
É caso para perguntar: e para quando o suplemento blogue do Diário da Républica ?