<$BlogRSDUrl$>

2004-03-13

 
Madrid - Há que dizer BASTA !


Foto de Ballesteros/EPA

Depois do horror verificado, todos dão a voz a condenar a barbaridade do acto. Infelizmente, muitos são os que colocam nuances onde não podem e quando não devem ser colocadas. Nas muitas declarações que tenho lido, dos mais variados quadrantes politícos, entristece-me a forma despudorada como há quem aproveite para justificar outras formas de violência, quem aproveite para justificar outras formas de violência já cometidas ou quem aguarde para saber se foi a ETA ou a Al-qeda para saber se e como deve condenar o acto.

Também no blogoespaço português, onde o tema foi amplamente "postado" se viram muitos "posts" infames, tentando aproveitar a dor para lançar farpas que não fazem sentido num momento como este. A todos esses não os cito, mas e independentemente de serem pessoas com as quais costumo concordar ou discordar, algumas palavras serenas e justas foram ditas e merecem ser recordadas.


Neste tão trágico momento, estamos certos de que, apesar da violência cega e indiscriminada, a democracia, a liberdade e a justiça prevalecerão.
Jorge Sampaio

Este voto não pode passar em silêncio, tem que ser um voto aclamado. Mais do que um voto de dor, é um voto de afirmação da liberdade e da democracia.
Mota Amaral

Uma vez mais assistimos a mortes sem sentido de pessoas inocentes. O assassínio de pessoas inocentes não pode ser justificado independentemente da causa.
Kofi Annan

O que aconteceu em Madrid foram “atentados execráveis” mas todos os espanhois devem “perseguir”, sem se deixarem desencorajar, o caminho da coexistência pacífica e serena.
Papa João Paulo II -

ETA ou Al quaeda ?
A questão que a todos nos prende, cada hipótese requer leituras sócio-políticas diferentes. No entanto, importa lembrar que para as 192 pessoas que faleceram hoje a resposta a essa questão não fará a menor diferença. Jamais.

Bruno Martins

AINDA MADRID
Os autores do atentado podem ter sido os filhos da puta assassinos da ETA ou os filhos da puta assassinos da AlQaeda. A repugnância é a mesma. Não há filhos da puta assassinos melhores ou menos maus.

José Mário Silva

Lutemos contra todas as formas de violência e opressão sobre as pessoas e façamos já no dia 20 de Março, um grande dia de Luta Global contra o terrorismo, contra a ocupação, contra a humilhação, contra a guerra a violência e ódio que só geram mais guerra, violência e ódio.
Bernardino Aranda

Por último queria apenas dizer que um mal só se pode combater com o seu contrário. E que a violência só pode ser combatida com a paz, o amor e o combate à ignorância.

Talvez nada se possa fazer para que não haja assassínos terroristas, mas um melhor conhecimento das culturas dos outros, ajudará, de certeza, a que esses assassínos não tenham apoio dos seus conterrâneos.


Comments: Enviar um comentário

<< Home