<$BlogRSDUrl$>

2004-09-02

 


Uma casa no fim do mundo - Michael Cunningham

Este excepcional romance do autor de "As horas", conta-nos a história de Bobby e Jonathan, dois amigos de adolescência com uma ligação tão forte que poderiam ser amantes, ou irmãos, mas que não chegam bem a ser uma coisa nem outra.

A estas duas personagens, juntam-se Alice e Ned, os pais de Jonathan, Clare, Erich e Rebecca, transportando para este romance num rol de sentimentos, relações e pontos de vista diferentes.

O triângulo formado por bobby, Jonathan e Clare, contradiz aquela velha (1) máxima homossexual que diz que apenas numa relação homossexual é possível existir um ménage a trois sem que ninguém se sinta em vantagem.

É um livro profundo, mas de fácil e empolgante leitura, onde se demonstra que mesmo nas relações mais invulgares se verifica que os sentimentos dominantes não variam: o amor, a amizade, o medo e o sentimento de perda.

(1) Inventei-a mesmo agora.

- Tenho estado a pensar - disse Bobby de repente, enquanto nos aproximávamos de um anúncio às pipocas Jay-Dee com sabor a queijo. - Já alguma vez vos apeteceu viver no campo? Numa casa onde pudéssemos morar todos juntos?
- Nós os três ? - perguntei.
- Sim-
- As comunas estão fora de moda - comentou Clare.
- Não seria exactamente uma comuna. Quer dizer, nós somos mais como uma família, não somos?


Comments: Enviar um comentário

<< Home