<$BlogRSDUrl$>

2004-10-29

 


Parabéns Asterix !
Há 45 anos a divertir os leitores

Faz hoje 45 anos que na revista Pilote nasceu Asterix, feliz encontro do talento de Uderzo e de Goscinny que já dera frutos em outras séries que no entanto nunca ganharam o relevo de Asterix. Dois anos mais tarde, 1961, saía o primeiro album intitulado Asterix, o gaulês com uma tiragem de apenas 6.000 exemplares.

A partir daqui e a um ritmo de cerca de um livro por ano, Asterix galgou fronteiras (traduzido pela primeira vez para espanhol em 1965). Em 1967 com Asterix e os normandos a tiragem inicial já foi de 1.200.000 e foi sempre crescendo até o último livro publicado, não contando com o que sai hoje, Asterix e La Traviata em 2001 com 8.000.000 exemplares.

Ao longo dos anos, e enquanto Goscinny foi o responsável pelo argumento, a série foi evoluindo, refinando o humor e soltando o desenho. No entanto a maior parte das personagens aparece logo no primeiro livro ainda que algumas não com a mesma individualidade que foram ganhando. Excepção para Ideafix que apenas no 5º livro – A volta à Gália entra para a séria, contracenando habilmente com Obélix.

Mas o que faz o enorme sucesso de Asterix ?

Penso que é o enorme sentido de humor e o facto do mesmo estar direccionado para mais de um público, ou seja: os livros permitem mais de uma leitura e se quando lidos por uma criança certas piadas de índole mais de critica social passam despercebidas, elas ajudam o público adulto a apreciar uma das Bandas desenhadas mais famosas do mundo.

E é importante que algures num cantinho do nosso coração, mantenhamos aquela chama da pequena aldeia gaulesa que resiste ainda e sempre ao invasor. Principalmente nestes tempos onde não são só os romanos que andam loucos.

Comments: Enviar um comentário

<< Home