<$BlogRSDUrl$>

2004-11-11

 


Levantado do Chão

Este era um dos poucos livros de Saramago que me faltavam ler. Se soubesse que era tão bom não tinha estado tanto tempo em poisio.

Sobre este livro, Saramago disse "Isto é o Alentejo" e Pedro Mexia "É o melhor livro comunista escrito em Portugal". Na verdade é um livro que relata a vida do latifúndio, desde os tempos da monarquia até às ocupações de terra que se seguiram ao 25 de Abril. A história é-nos contada através das estórias da família Mau-Tempo e da aldeia Monte Lavre onde vivem, num verdadeiro hino à coragem do povo alentejano.

Todos os anos, em datas certas, a pátria chama os seus filhos. É um modo exagerado de dizer, habilidosa cópia de algumas proclamações usadas em hora de aperto nacional, ou de quem em seu nome fala, quando importa, para fins confessos ou inconfessos, que sejamos mostrados como uma imensa família toda feita de irmãos, sem distinção de Abel e de Caim. A pátria chama os seus filhos, ouve-se a voz da pátria a chamar, a chamar, e tu que até hoje nada mereceste, nem o pão para a fome que tens, nem o remédio para a doença que te tem, nem o saber para a ignorância, tu, filho, desta mãe que tem estado à espera desde que nasceste, tu vês o teu nome num papel à porta da junta de freguesia, não o sabes ler, mas alguém letrado aponta com o indicador a linha onde se enrola e desenrola uma minhoca preta, és tu, ficas a saber que essa minhoca és tu e o teu nome, escrito pelo amanuense do distrito de recrutamento, e um oficial que não te conhece e de ti só quer saber para isto, põe o seu dele nome por baixo, é uma minhoca ainda mais enredada e confusa.



Comments: Enviar um comentário

<< Home