<$BlogRSDUrl$>

2005-01-17

 


O naufrágio da luz

Este livro de Hernán Neira conta-nos a história de uma pequena e miseravel ilha e dos seus habitantes. Ou se calhar conta a história de um faroleiro e da sua companheira, ou se calhar conta a história da humanidade dado ser uma alegoria.

Sendo um livro interessante é igualmente angustiante pela forma como transmite a claustrofobia que uma ilha pode ser.

Uma pessoa só, um simples faroleiro podia iluminar o horizonte mas não podia iluminar o interior de um ser humano que se tinha alheado da luz, não podia confrontar-se com sombras que não são físicas nem com uma secura, escassez e história concentradas na intimidade de Mareika e, da mesma forma que ela era incapaz de conceber-se feliz, eu também não consegui imaginar a minha salvação sem contar com a dela, não consegui conceber a minha independência e fuga solitária e fiquei amarrado a uma ilha de esterco com as mesmas cordas de seda que me amarravam a Mareika.

Este romance ganhou o Prémio “Las Dos Orillas" do Salão do Livro Ibero-Americano de Gijón.

Comments: Enviar um comentário

<< Home