<$BlogRSDUrl$>

2005-02-06

 


NOTÍCIAS DO PARAÍSO

DAVID LODGE

Bernard, um antigo padre católico e professor de Teologia em Rummidge parte para as ilhas do Pacífico( Hawai) acompanhado do seu pai. Não vai em busca de umas férias de sonho no paraíso, como quase todos os seus companheiros de viagem, mas para visitar uma velha tia que se encontra gravemente doente.
O autor aborda, com a sua habitual mestria, questões de teologia( a perda da fé do protagonista); a ambição cega pelo dinheiro ( o desejo da herança da tia Úrsula por Tess); as relações familiares, ensombradas por fantasmas antigos e que só a proximidade da “hora da morte” faz desenterrar e perdoar; o encontro do amor pelo protagonista sem grandes preocupações com o futuro: Amanhã logo se verá! A realidade do “Paraíso”, a sociedade de consumo e de globalização em que vivemos, a caracterização das personagens – tipo que procuram o paraíso são igualmente abordadas neste livro, cuja leitura recomendo!

E para deixar um aperitivo aqui fica um pequeno extracto da obra:
Aqui há flores a “merda” do ano inteiro. Desculpe-me – interrompeu-se(…) Pessoalmente, fiz o possível por me adaptar. Tirei cursos de cultura havaiana, aprendi inclusivamente um pouco da língua, ,as não tardei a sentir-me entediada e deprimida. Do que ficou é tão pouco o que é autêntico. A História do Havai é a história de uma perda.
-Paraíso perdido?- sondei.
- Paraíso roubado. Paraíso violado. Paraíso infectado. Paraíso tomado, desenvolvido, empacotado, vendido.


Comments: Enviar um comentário

<< Home