<$BlogRSDUrl$>

2005-02-21

 
“Numa democracia há vencedores e vencidos mas não há excluídos”


Vencedores:
A esquerda – Teve perto de 60 % dos votos. Todos os partidos de esquerda aumentaram o seu número de votos e de mandatos.
PS – Conquistou a maioria absoluta pela primeira vez na sua história.
Bloco – Mudou de campeonato. Era o partido dos pequeninos que conseguia ter deputados. A partir destas eleições disputa com a CDU e o PP, ser a 3ª força política. Mais do que duplicou os seus votos e os seus deputados.
CDU – Aumentou ligeiramente o número de votos mas aumentou o número de deputados. Passou a ser a terceira força política. No entanto o velho hábito de transformar derrotas em vitórias pareceu estar presente no discurso de Jerónimo Sousa que “quase” conseguiu transformar a sua vitória numa derrota.
Votos em Branco – Praticamente duplicaram.
A democracia – O número de pessoas que se abstiveram diminuiu, o número de boicotes diminuiu.
Jorge Sampaio – A obtenção de uma maioria absoluta em Fevereiro vai fazer esquecer um pouco a não convocação de eleições em Agosto. É óbvio que eleições em Agosto não trariam maioria absoluta a nenhum partido.

Vencidos:
PSD – Perdeu tudo. Perdeu em votos, perdeu em deputados, perdeu a credibilidade e Santana ao não se demitir perdeu a vergonha. Perdeu também uma boa oportunidade para relançar o dia seguinte.
PP – Diminui o número de votos e de deputados. Falhou todos os objectivos eleitorais a que se propusera.
Durão Barroso – Também ele esteve em “julgamento” e também ele é um grande derrotado.

Comments: Enviar um comentário

<< Home