<$BlogRSDUrl$>

2005-03-07

 
7º Dia : As lágrimas secam mas é preciso agir

Na passada 3ª feira ( há 7 dias) ocorreu um acidente na estrada nacional que liga Reguengos ao Alandroal ( Distrito de Évora). Do acidente resultaram 4 mortos de idades compreendidas entre os 15 e os 27 anos e uma sobrevivente de 14 anos. A causa do despiste foi o excesso de velocidade ( fala-se em 200 Km / h) e a viatura ( um saxo adaptado para tuning) ficou completamente destruída.
Não passaria da notícia de mais um acidente, cujas vítimas lamentamos; sobretudo porque eram jovens! Mas, para mim e para muitas outras pessoas, este teve contornos diferentes porque conhecíamos as vítimas e vemos o lado humano da tragédia: elas tinham nomes e rostos, eram pessoas com quem privei e, uma delas, foi minha aluna no ano passado. As 3 jovens que iam no banco de trás eram miúdas com muita vontade de viver! Duas eram irmãs e a outra era filha única….
Dois pais e duas mães ficaram sem as suas filhas, uma turma de 9º ano perdeu duas das suas colegas e amigas bem como uma turma de 11º ano ficou sem uma aluna. A escola já assistiu à morte, neste ano lectivo, de cinco alunos em acidentes de viação! E a menina que sobreviveu irá viver com muitos traumas,não tenho dúvidas!
As lágrimas secam, a saudade fica e a vida volta à normalidade mas é preciso agir: Se para aquelas meninas já não é possível recuperar a vida; parece-me que todos nós podemos fazer algo para diminuir os acidentes nas estradas do nosso país.
Não me pronuncio sobre o condutor, porque considero que não o devo fazer, por várias razões das quais se destaca o facto de já não estar no mundo dos vivos; mas como tentar evitar situações destas? Legislação, maior controle policial nas estradas? São medidas necessárias, mas ineficazes se não forem inseridas num plano mais vasto de educação rodoviária.
Tenho consciência que aquelas meninas tinham na escola um grupo de docentes que se preocupavam com elas ( e não pensem que lá porque sou professora apenas quero defender os meus colegas), que fizeram muito por elas mas… fica sempre a sensação de que poderíamos ter feito algo mais!
Pela memória destas 3 meninas, em particular, e de todas as vítimas inocentes de acidentes de viação em geral deixo aqui uma mensagem: falem deste assunto … dá para pelo menos reflectir ( e tenho falado disto aos meus alunos deste ano que me têm visto de lágrimas nos olhos e percebido que …)!
E que sugerem para diminuirmos as vítimas dos acidentes de viação?
Obrigado por terem tido paciência para ler este longo post.

Comments: Enviar um comentário

<< Home