<$BlogRSDUrl$>

2005-03-02

 


Análise sociológica das anedotas
Ou
Serei assim tão insípido

Um conjunto significativo de anedotas incide sobre dado grupo de pessoas que tanto pode ter como denominador comum a sua etnia, a profissão, ter cabelo louro ou a sua orientação sexual.

Existe uma fina linha divisória entre aquilo que é fazer humor sobre dada característica desse grupo e fazer humor à conta de humilhar esse grupo. Neste último caso verifica-se que existem muitas anedotas onde nem sequer existe o cuidado de estabelecer uma conexão entre a anedota e o grupo alvo. Por exemplo:

- Quantos alentejanos são precisos para enroscar uma lâmpada ?
- 1001. Um para segurar a lâmpada e mil para rodar a casa.


Esta anedota em nada tem a ver com os alentejanos. Podíamos trocar alentejanos por qualquer outro grupo que a anedota não perdia o seu sentido. Na verdade a mensagem que passa é alentejanos = estúpidos.

Existem milhares de anedotas assim, em que os protagonistas vão variando, sendo que em Portugal costumam incidir sobre os alentejanos ou os “pretos”, em França sobre os Belgas e em Itália sobre os Carabinieri.

Mas existem outras anedotas onde os protagonistas são imutáveis porque incidem realmente sobre dado traço característico do grupo. Por exemplo:

- O que são os escuteiros ?
- São um grupo de meninos vestidos de parvos chefiados por um parvo vestido de menino.


Estas anedotas normalmente são bem mais interessantes pois ridicularizam, e podem fazê-lo sem ofenderem, dado grupo. Muitas vezes são os próprios “membros” desse grupo que mais graça acham à anedota se ela estiver bem feita e se tiverem a salutar capacidade de se rirem de si próprios.

Ora o que me acontece é que não sendo eu, nem negro, nem alentejano, nem loura, nem homossexual, nem ninfomaníaca, nem funcionário público, nem advogado, nem cigano, nem gordo, nem consultor, nem sádico, nem masoquista, nem canibal, nem prostituta, nem judeu, só para dizer algumas coisas que não sou – não consigo encontrar anedotas dedicadas à minha pessoa – serei assim tão insípido e tão sem graça que não mereço uma piadinha que seja ?

Comments: Enviar um comentário

<< Home