<$BlogRSDUrl$>

2005-05-10

 
Encontro em Jerusalém



Francisca e Afonso são um casal de repórteres, que se conheceram num cenário de guerra na Terra Santa. Passam também pelas guerras do Golfo e da Bósnia. Mas ao longo do romance, o casal apesar da cumplicidade que os une, vai passar por uma dura prova de vida.
Tiago Rebelo, apresenta-nos uma história de amor, em vários cenários de guerra, entre explosões, olhares de crianças que morrem junto às suas Mães, “snipers” que não olham a meios, mulheres que levam a cabo atentados suicidas, um político que tenta conquistar votos através de queixas de facadas nas costas, uma menina desaparecida no Algarve, em que a Mãe presa é a principal suspeita, todos estes factos proliferam nas palavras do autor, ele próprio experiente de cenários de algumas guerras, e agarram-nos desde o início.

Este é o sexto romance de Tiago Rebelo, que recomendamos.

Como somos curiosos, questionamos o autor, que simpaticamente nos respondeu:
Farol: No seu livro temos vários cenários de guerra, que não devem ser fáceis, o Tiago também por lá passou, trouxe consigo algum trauma?
Tiago Rebelo: Nenhum trauma. Embora, como é evidente, não seja algo possível de esquecer.
Farol: No seu caso, como Pai de família, ao estar nesses cenários qual foi a sensação? Alguma das vezes se arrependeu de ter ido?
Tiago Rebelo: Bom, quando eu estive nestes cenários ainda não tinha filhos. Em todo o caso não me arrependi de nada, bem pelo contrário. As situações de conflito são a experiência maior que um jornalista pode ter.
Farol: Num momento político do seu livro, refere "facadas nas costas", inspirou-se nalgum dos nossos estimados políticos portugueses?
Tiago Rebelo: Sim, no que se refere à expressão e a algum tipo de actuação política desastrada que é descrita no livro. Mas é mesmo só inspiração, pois não pretende retratar uma situação ou um líder político concretos.
Farol: Neste romance, está presente a referência ao caso da criança desaparecida no Algarve - Joana Cipriano....O Tiago acredita, ou tem esperança, que a Joana, poderia ter tido um fim feliz como descreve a sua imaginação no livro?
Tiago Rebelo: Mais uma vez, trata-se da adaptação de um caso conhecido para uma história ficcionada. Como tal, não pretende tirar qualquer conclusão sobre o caso verdadeiro. E a resposta é não, não acredito e já não tenho esperança nenhuma de que o caso da Joana tenha um final feliz.

Comments: Enviar um comentário

<< Home