<$BlogRSDUrl$>

2005-05-09

 
A Queda



Um filme de Oliver Hirschbiegel, com Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, Juliane Köhler, Corinna Harfouch, Ulrich Matthes.
Baseado nas memórias de Traudl Junge, estenógrafa de Hitler, um filme que nos conta os últimos dias da vida do ditador, que se refugiou num bunker.
Berlim 1945, Hitler e os seus compatriotas, estão cercados pelos russos mas não cedem perante à pressão. O ditador recusa-se a abandonar Berlim, e prepara o seu suicídio, chegando mesmo a dar ordens a um soldado, para que depois de morto este queime o seu corpo, pois assim evitará cair nas mãos do inimigo.
Alguns soldados desertam, muitos documentos são queimados sob as ordens de Hitler. Muitos homens suicidam-se, mas Hitler mantém-se firme no seu propósito, custe o que custar, liquidando inclusive o seu próprio povo, que terá de pagar por ser fraco.
Há quem acuse este filme, de se permitir criar alguma empatia para com o ditador, ao mostrar o seu lado mais humano, eu não vi humanidade alguma, ou seja nenhuma humanidade transcendente, obviamente Hitler era humano, não era um robot, daí não que não entendo muito bem quando leio sobre a tal “humanidade” demonstrada pelo filme...
As interpretações são boas, o filme é um pouco asfixiante, também devido à atmosfera do bunker...De resto é um documento que se vê.
De salientar a cena mais marcante de todo o filme, em que Magda Goebbels envenena os seus seis filhos adormecidos.

Comments: Enviar um comentário

<< Home