<$BlogRSDUrl$>

2005-07-10

 
Como combater o terrorismo ?

Face aos acontecimentos recentes, esta pergunta impõem-se e não é de fácil resposta. Se a pergunta fosse “Qual a forma errada de combater o terrorismo ? “ A resposta seria fácil, bastava enunciar a maior parte das medidas tomadas pela administração norte americana após o 11 de Setembro.
Lembro-me de nessa altura ter escrito um texto sobre como retaliar, mas era uma versão mais poética que pragmática.

Na verdade penso que o combate ao terrorismo não é nada fácil, mas que deve ser inciado em duas frentes diferentes, a económica, ou seja combater os negócios de financiamento do terrorismo e a de acabar com a facilidade de recrutamento e isso combate-se, combatendo a ignorancia e retirando argumentos aos terroristas.

Nunca foi tão fácil como hoje o recrutamento. Existem milhares de pessoas com familiares a vingar. Em alguns países, e não é só no Iraque, é fácil demonizar o “ocidente”. O desrespeito pelos direitos humanos e pelas tradições culturais dos povos islâmicos, encarando-os como O Inimigo, facilita que, em espelho, eles nos encarem, também, como O Inimigo.

Assim sendo, existe uma necessidade imperiosa de fomentar as trocas culturais entre países de raízes europeias e países com forte influência islâmica. O conhecimento do outro e o respeito pelas crenças dos outros (que afinal têm muitos pontos em comum tanto quanto a um ateu como eu me é dado observar) levariam a isolar os verdadeiros terroristas de muitos outros que são levados a se lhes juntarem. A entrada da Turquia na União Europeia podia ser um passo importante.

Por exemplo, pensam que era fácil recrutar portugueses para pôr bombas em Londres ? não seria mais fácil recrutar portugueses para pôr as mesmas bombas e com os mesmos efeitos em países árabes ou africanos. E porquê ? Penso que apenas porque nos sentimos mais próximos dos londrinos face ao conhecimento mútuo que mantemos.

É por isto que penso que uma das melhores formas de combater o terrorismo é combater a ignorancia, e se no curto prazo o efeito pode parecer nulo, a longo prazo pode trazer uma paz duradoira.

Comments: Enviar um comentário

<< Home