<$BlogRSDUrl$>

2005-07-08

 



A Guerra dos Mundos

Um filme de Steven Spielberg, com Tom Cruise, Tim Robbins, Miranda Otto, Dakota Fanning, Justin Chatwin, Rick Gonzalez, David Alan Basche

A Guerra dos mundos foi escrita em 1898 por H.G. Wells. Orson Welles em 1938 leu uns textos narrativos numa rádio americana, baseando-se nesta obra, e semeou o pânico em diversas pessoas que julgaram tratar-se realmente de uma invasão extra terrestre.

O realizador apresenta-nos o filme pelo lado mais humano, ou seja, nós vemos a narrativa avançar através das personagens do filme, nomeadamente de Ray (Tom Cruise), e não pelas criaturas. Os rostos que observamos no écran revelam terror, os actores estiveram muito bem, não só os “principais” como todos os figurantes.

A história é simples, a base é a família, e a sua unificação, Ray acolhe num fim de semana os seus dois filhos, Robbie e Rachel, enquanto a sua ex-mulher viaja com o actual marido. O filho mais velho não esconde a sua rebeldia para com a despreocupação do pai ausente, tratando-o apenas por Ray em vez de Pai, já Rachel, apresenta-se como muito adulta, numa excelente interpretação que já tinhamos apreciado em anteriormente em “Hide and Seek” ao lado de Robert De Niro e ao lado de Denzel Washington em “Man on Fire.
Repentinamente a pequena cidade é surpreendida por vários raios, e a invasão começa. A partir daqui temos o drama familiar de Ray que tenta proteger os seus filhos salvando-os desta ameaça e tentando ir ao encontro da Mãe deles.

O filme a nível de som, efeitos visuais, etc, está excelente, é mesmo para ser visto numa boa sala de cinema. Fabulosas cenas desde um barco a abarrotar, os destroços de um avião, o desenterrar dos Tripods, etc.

Falem mal, falem bem, há sempre opiniões divergentes, para mim valeu a pena.

Comments: Enviar um comentário

<< Home