2005-08-30
Como da Primeira Vez, Mike Gayle
Depois de ter lido o primeiro livro de Mike Gayle fiquei imediatamente fã deste autor.
Os seus livros “A namorada dos meus sonhos”, “Uma proposta de casamento”, “Ao virar dos trinta” e “Jantar a dois”, são super bem dispostos e agradáveis de ler.
Desde Março de 2004, espero o seu mais recente livro traduzido na nossa portuguesissima língua, tenho pena de o meu inglês ser fraco para grandes leituras.
Vi-o na altura numa livraria londrina. Pois finalmente chegou, a Portugal, este mês - “Como da primeira vez”, escrito em forma de diário é mais uma obra bem ao estilo de Mike Gayle
Jim e Alison, após 4 anos de separação conjugal, tendo já as vidas refeitas sentimentalmente, e sem nunca se terem visto ao longo deste tempo, são reunidos pelo destino.
Quando Disco, a gata de Alison, morre, esta pensa logo que tem de avisar Jim, pois foi ele que lhe ofereceu a gata, que presenciou a relação de ambos. Quando se reencontram, inevitavelmente surgem várias questões.
Mais um excelente livro de Mike Gayle, cómico, ternurento, bem disposto, romântico, que se lê lindamente.
- Retirei-te de todas as fotografias que tirámos em férias – explico, a desafiá-lo.
- Fizeste o quê?
- Cortei as fotografias de férias, de maneira a desapareceres. Foste apagado de Creta (...), Lake District (...) e Nova Iorque (...). Peguei nas miniaturas de ti e deitei-lhes fogo. Uma operação muito terapêutica. Na verdade, foi uma pena, pois, quando falei nisso a uma colega de emprego, à Lucy, do departamento gráfico, ela disse-me que deveríamos ter inserido as fotografias no computador; nesse caso, ela poderia colocar alguém mais bonito no teu lugar. Sugeriu o Keanu Reeves, com roupa molhada, em Ruptura Explosiva, mas respondi que preferia lá pôr um cão, um animal bastante mais fiel.”
In como da primeira vez
Mike Gayle
Editorial Presença