<$BlogRSDUrl$>

2005-08-25

 


Duas medidas, duas lógicas

O Governo português anunciou hoje duas medidas para o combate aos incêndios: a compra de aeronaves e a dispensa obrigatória dos funcionários públicos que são bombeiros para irem combater os incêndios.

A primeira destas medidas só peca por tardia, vem aliás com um atraso de décadas, como é que um país compra submarinos para combates virtuais e não possui uma única aeronave de combate a incêndios ?

No que respeita aos bombeiros a lógica deveria ser a mesma. Isto é, o Governo em vez de utilizar recursos de outros emprestados (ou alugados como faz com as aeronaves), deveria igualmente criar meios próprios para o combate aos incêndios. Profissionais qualificados com funções eventualmente distintas no inverno e no verão, mas com missões de protecção da floresta. Se acham que saía caro, duvido que a solução actual seja mais barata face ao volume de área ardida e às quebras de produtividade que se registam em zonas onde muitos funcionários são bombeiros.

Mas, se o dinheiro não chegar para tudo, poderiam pensarem reduzir ou acabar mesmo com o exército português e passarmos a ter soldados da paz. É que esta guerra já dura há anos, e em cada ano perdemos mais uma batalha.


in Público

Comments: Enviar um comentário

<< Home