<$BlogRSDUrl$>

2005-08-08

 
Porque é que a antiguidade já não é um posto ou 80 anos e daí ?

Nas sociedades mais antigas, a antiguidade era de tal maneira um posto que era comum existirem conselhos de anciãos para ajudarem o chefe tribal a tomar decisões.

Mesmo nas sociedades industrializadas, e muito mais recentemente, era comum a promoção do mais antigo na função para dirigir, por exemplo, uma equipa de operários. Dizia-se que tinha mais tarimba.

Essa lógica correspondia à ideia de que os mais velhos tinham mais conhecimentos, fruto da vivência e da experiência. Por isso, os mais velhos, eram muito respeitados, e ainda bem, na sociedade.

Hoje em dia, a velocidade da evolução tecnológica, faz com que a experiência acumulada seja, muitas vezes, obsoleta. De que servem trinta anos de experiência num estirador a desenhar com régua e escantilhão, se agora a ferramenta é o CAD ?

É por isso que, naturalmente, a antiguidade deixou de ser um posto. Porque a antiguidade deixou de corresponder à garantia de um maior conhecimento do que interessa.

No entanto, muitas vezes, está-se a cair no erro oposto. É que há coisas que pouco mudam, como o saber lidar com uma equipa, a capacidade de análise ou a liderança. E tudo isso, também, se ganha com a experiência. Hoje cai-se no despeito de desprezar os mais velhos e de considerar que um ser humano só porque já viveu muita vida não tem capacidades para liderar.

Tudo isto afinal e a propósito, para dizer que os 80 anos do Dr. Mário Soares em nada obstacularizam a sua capacidade para assumir a Presidência da Républica Portuguesa. Se vai ter o meu voto... ainda não sei, mas uma coisa garanto: Soares é velho, mas é fixe !

Comments: Enviar um comentário

<< Home