<$BlogRSDUrl$>

2005-10-25

 
Presidenciais 2006 - Vota útil na primeira volta !
Ou seja, não votes no Cavaco Silva.

Na verdade, e sendo as eleições presidenciais a duas voltas, desde que nenhum candidato tenha 50 %, mais um, dos votos, é quase certo que Cavaco Silva irá à segunda volta.

Também é quase certo que não ganhará na primeira volta, mas tal acontecer, ou não, é independente da distribuição dos votos nos restantes candidatos.

Assim sendo o que está em jogo nas próximas eleições presidenciais (na primeira volta) é quem irá à segunda volta com Cavaco Silva. Considerando que candidatos, ou putativos candidatos, como Garcia Pereira ou Manuela Magno não terão muitos votos, existem quatro candidatos a disputarem a segunda volta. E, na minha opinião, o resultado será renhido. Provavelmente não serão precisos muito mais do que 15 % dos votos. Se Mário Soares aparece como favorito dado ter o apoio do maior partido de esquerda, a verdade é que as sondagens têm dado vantagem a Manuel Alegre.
Mas também Jerónimo de Sousa que tem protagonizado um crescente na CDU ou Francisco Louça que tem um carisma que ultrapassa em muito o próprio Bloco de Esquerda, poderão ter a sua palavra a dizer.

Seja como for, todos os votos contarão e ainda muita água passará debaixo das pontes antes de se poder começar a sentir o pulso ao eleitorado. Mas nesta primeira volta, de certa forma, Cavaco está de fora, e todos os votos nele podem ser considerados como votos inúteis.

P.S. Numa segunda volta também serão inúteis mas já sob um outro ponto de vista...

Comments: Enviar um comentário

<< Home