<$BlogRSDUrl$>

2005-12-13

 


TGV - Um projecto europeu em que Portugal não pode ficar de fora ou desperdicío de dinheiro ?

Na minha opinião, as duas coisas.

Na verdade Portugal não pode ficar de fora da rede de alta velocidade, sob pena de se tornar ainda mais periférico. Tanto mais que, expectavelmente, a ferrovia, quer no transporte de passageiros quer no de mercadorias, irá ganhar cota de mercado com a tendência para o aumento dos derivados do petróleo.

A ligação Lisboa - Madrid, faz todo o sentido, tal como faz sentido a existência de uma linha para mercadorias com a bitola espanhola. Mesmo a ligação, em estudo, da linha de mercadorias para Sines, pode fazer sentido tanto mais os novos investimentos que se prevêm para essa zona.

Agora a ligação Lisboa - Porto é, tão somente um desperdicío de dinheiro, e provavelmente servirá apenas para calar algumas vozes do norte. Primeiro porque as ligações actuais já não são nada más e podem ser melhoradas de forma muito mais barata bastando criar condições no inicio do trajecto (do lado de LIsboa) para que o Alfa pendular possa usar a sua velocidade comercial. Segundo, porque com as paragens intermédias que se preveêm, não me parece que o trajecto Lisboa - Porto vá diminuir significativamente o tempo de viagem.

Curioso é que a ligação a Madrid, apesar de incluir a ponte ferroviária Chelas - Barreiro, ficará muito mais barata que a ligação Lisboa - Porto.

Gostava também, e por último, de conhecer os estudos de mobilidade que concluiram o número de passageiros e colocaram a ligação Lisboa - Porto como mais rentável em termos de operação. É que parece-me que, também nesse aspecto fulcral, a ligação Lisboa - Madrid terá mais futuro principalmente se o aeroporto se vier mesmo a mudar para a Ota,

Comments: Enviar um comentário

<< Home