<$BlogRSDUrl$>

2006-02-27

 


O segredo de Brokeback Mountain
O conto


Depois de ter visto o filme e lido muito do que se tem dito sobre ele, li o conto de Annie Proulx que deu origem ao mesmo.

Na verdade todos os filmes deviam ser adaptações de contos e não de romances, é que a história de um conto cabe num filme, e a de um romance para caber num filme obriga a numerosos cortes, a compactar a acção, os sentimentos ou mesmo a omitir partes importantes.

Este conto, agora editado separadamente em Portugal pela BicodePena, faz parte do livro Brokeback mountain e outros contos, com mais dez pequenas histórias.

O conto é absolutamente fiel ao livro (na verdade é ao contrário mas pela ordem cronológica do meu conhecimento da história é assim), mas falta nas palavras escritas, os silêncios, a imensidão do espaço e a pronuncia dos personagens. Quem viu o filme pode prescindir de ler o conto, mas ainda mais admirável ficou para mim o trabalho de Larry McMurtry que a partir de um conto tão mirrado e seco, escreveu o argumento que Ang Lee transformou naquela obra prima.

Comments: Enviar um comentário

<< Home