<$BlogRSDUrl$>

2006-02-10

 
O segredo de Brokeback Moutain



No verão de 1963, dois cowboys conhecem-se em trabalho em Brokebackmoutain. Ennis Del Mar, é o cowboy de poucas palavras, que esconde interiormente os seus sentimentos. Talvez parte desta sua atitude se deva a alguns “acidentes” a que foi obrigado a presenciar quando criança. Jack Twist é um cowboy mais descontraído, mais dado.
A amizade e a brincadeira surge espontaneamente entre os dois, que se tornam cada vez mais unidos, até que um dia o amor os atinge, e entregam-se sexualmente um ao outro.
Quando o verão e o trabalho terminam, retomam as suas vidas, apesar da proposta de Jack de se unirem e “erguerem” um rancho, Ennis recusa-se pelo que “as outras pessoas” poderão pensar, e além disso, tem Alma, à sua espera para casar.
Passados uns anos, Ennis está casado com Alma e é pai de duas meninas, Jack é casado com uma texana Lureen e tem um filho. Jack escreve a Ennis perguntando se o pode visitar, deixando este em “pulgas” para um reencontro.
Quando se encontram, não resistindo, caiem inevitavelmente nos braços um do outro, para desespero de Alma.
É um filme diferente, tem um cenário diferente, uma paisagem lindíssima, uma música bonita, uma bela história de amor, e se por vezes nos faz rir, noutras põe-nos a pensar e angustia-nos até um pouco. É sem dúvida alguma, o grande filme revelação deste ano. Heath Ledger (Ennis) está simplesmente soberbo na sua personagem, com um sotaque do Wyoming, que lhe assenta lindamente. Jake Gyllenhaal, (Jack), está fabuloso também, e as duas “meninas” Michelle Williams e Anne Hathaway, Alma e Lureen respectivamente, não lhes ficam atrás como personagens secundárias de todo este enredo.
A realização é de Ang Lee, está nomeado em várias categorias para os óscares, já recebeu muitos prémios, e bem os merece, assim como os que estarão ainda para vir.
Um filme, a não perder, simplesmente!

Comments: Enviar um comentário

<< Home