<$BlogRSDUrl$>

2006-07-31

 

















ILHA DE LA GOMERA- ARQUIPÉLAGO DAS CANÁRIAS ( ESPANHA)

La Gomera é uma das ilhas mais pequenas do arquipélago das Canárias e menos explorada pelo turismo. As praias devem ter água "caliente"mas como preferi visitar o interior da ilha...


História da Ilha


A ilha era conhecida desde a Antiguidade Clássica e os seus primeiros habitantes eram berbéres oriundos do norte de África. No século XV foi colonizada pelos castelhanos. Destaca-se a comunicação por assobios herdada dos primeiros habitantes da ilha. Esta forma de comunicação à distância, foi uma formula inteligente encontrada pelos gomeros para contactarem nesta ilha de relevo muito acidentado. Tive oportunidade de assistir a uma demonstração desta comunicação e de tentar decifrar algumas das mensagens. ( Num grupo de 120 pessoas estavamos apenas 6 Portgueses, mas também tivemos o privilégio de escutar palavras da nossa língua " traduzida" para a linguagem gomera dos assobios). E é interessante registar que os jovens gomeros aprendem na escola primária esta linguagem para que a tradição se preserve.
La Gomera é também conhecida pela ilha colombina, porque foi aqui que Colombo parou para se abastecer de água antes de atravessar o Atlântico.
O PARQUE NACIONAL DE GARAJONAY
La Gomera é rica pelo sua abundante vegetação; de que se destaca o Parque Nacional de Garajonay no coração da ilha que foi considerado património mundial pela Unesco. A selva tropical frondosa e espessa, permanentemente verdejante, contrasta com a aridez das costas e zonas mais planas da ilha. Predominam as laurisilvas que são uma vegetação endémica que não foi sujeita à última glaciação que a Europa sofreu.
É fácil ir a la Gomera a partir do porto de Los Cristianos (Tenerife), já que a travessia é rápida ( num ferry mais lento demora 50 minutos) e vale a pena!

Comments: Enviar um comentário

<< Home