<$BlogRSDUrl$>

2006-08-06

 


Enquanto Salazar dormia...

Tudo começa quando Jack Gil volta a Lisboa para o casamento do seu neto. Essa viagem traz-lhe à memória todas as recordações dos tempos de Lisboa de 1941 a 1945, quando trabalhou como espião do MI durante a segunda guerra mundial. Lisboa era, então, uma cidade onde fervilhavam actividades alemãs e inglesas e por onde centenas de refugiados passavam. Tudo isto debaixo do governo fascista de Salazar que formalmente era aliado dos ingleses e que ideológicamente tendia para a Alemanha nazi.

Este livro de Domingos Amaral traz-nos toda uma série de aventuras vividas por Jack Gil, o seu amigo Michael e as mulheres que amou desenfreadamente nesse tempo. Trata-se de um romance de época que se lê muito bem, ainda que a qualidade literária não seja por aí além e a formula de entremear a acção no passado com a presente visita a Lisboa saia um pouco forçada.

Mas decididamente um livro a ler.

Por volta das seis da tarde, parámos em Montemor-o-novo num poso da Shell, para bastecer o carro de gasolina. O nosso primeiro contacto era o próprio gasolineiro, o Sr. Marcelo, que Mary identificara como "um homem do James". Explicou-nos como chegar à casa onde deveríamos dormir, onde nos aguardava um fulano chamado Henrique.

Esperava não me perder por aqueles caminhos e sentia-me nervoso. Uma coisa era transportar pilotos ingleses, outra falar com comunistas. Para o regime de Salazar, a segunda actividade era muito mais grave.

Comments: Enviar um comentário

<< Home