<$BlogRSDUrl$>

2006-09-11

 


Graças a deus que sou Ateu

Quando 28 anos depois do golpe militar sangrento de Pinochet no Chile socialista da Allende, dois aviões foram atirados contra as torres gémeas, um contra o pentágono (?) e ainda outro foi desviado, pensei mais uma vez como era bom ser ateu.

É que me era muito mais difícil suportar o horror se acreditasse que existia um deus omnisciente e omnipotente e que ele tinha permitido tamanha barbárie. Da mesma forma, e por ser ateu, não tive de suportar a ideia de tal acto poder ter sido feito em nome do “meu” deus. Eu não sou aliciável a atirar-me contra edifício algum ou a fazer-me explodir em troca de mil virgens no além. Primeiro porque não acredito, e depois para quê mil virgens se já tenho uma sagitário aqui na terra.

Não, as recompensas num futuro incerto, num paraíso ou noutro lado qualquer não me dizem nada. Mesmo se desesperado, esse terreno propício à filiação fanática, não seria convertível em qualquer religião salvadora. Não preciso de religião para sentir que faço parte de algo.

Graças a deus sou ateu, e por isso quando oiço, um God bless América, após ter sido ordenado o ataque ao Afeganistão ou ao Iraque, não me pergunto que raio de God é esse que irá abençoar um país que ataca outro. Também, por ser ateu, não tenho tendências maniqueístas de dividir o mundo entre os muçulmanos e os cristãos, ou dentro dos cristãos, entre os protestantes e os católicos. Para mim são todos humanos, com diferenças culturais que transcendem, e muito, a mera questão religiosa.

Não acredito no perdão de deus. Apenas na tolerância entre as pessoas. Também não acredito em qualquer auto da barca do inferno e num julgamento divino às portas da morte. Aliás, eu sempre fui adepto de uma avaliação contínua e não dum exame final. O que me conta é a avaliação dos meus actos feita por quem me conhece e que eu respeito. Acima de tudo o julgamento que faço de mim próprio de cada vez que olho para dentro de mim.

Não será o paraíso recompensa que se veja, comparado ao retorno que podemos receber num sorriso de uma criança, ou num abraço solidário de um adulto.

Mas não se julgue que sinto alguma superioridade moral por ser ateu. Não. Apenas acho que a minha vida é facilitada por isso.

Comments:
Oi.
Eu sou apenas uma jovem, mas ando com muitas duvidas em relação a estas coisas da religião! Não acredito q exista um deus, e a minha familia, sendo toda católica, não tolera q eu diga tal coisa!
Não sei em que acreditar!

Gostei do seu texto. Encontrei porque ando a fazer uma pesquisa sobre a religião e os ateus, assim espero conseguir ter uma opinião formada para explicar à minha familia!

E concordo consigo, a vida é facilitada sendo ateu. :)

Boa continuação.
 
Pai,perdoai-los!Eles não sabem o que falam.
Bem aventurado o que não o viu e que crê.
Gente não tome o nome de Deus em vão porque maldito sejas o ser que brinca com o nome do soberano.
Pelo amor de Deus,não brinque com o nome dele.
Vocês podem ter tudo aqui neste planeta.Mas no céu estão tão pobres.
Neste blog vcs disseram sobre o 11 de setembro,porque voces não ajudam a acabar com essa guerra.
Se voce se pergunta porque Deus não
ajudou aquele povo,é porque lá no fundo existe uma força que fz voce acreditar que existe Deus.
Que a Paz de Deus esteja convosco sempre e sempre.
Amém.

José
15 anos.
 
Enviar um comentário

<< Home