<$BlogRSDUrl$>

2006-10-15

 


Sócrates: Só sei que de tudo sei

Na empresa onde trabalho as duas frases que mais oiço são: “isto está tudo mal” e “o melhor é não alterar nada”.

Esta é a incoerencia que percorre muita da sociedade portuguesa e, do actual Governo, não se pode dizer que falte a coragem para fazer modificações. Na verdade não me lembro de nenhum governo tão reformista quanto este. No entanto se é verdade que muito está mal e se é verdade que então há que fazer alterações, tal não implica forçosamente que o melhor é alterar tudo. Muito menos de qualquer maneira.

E, na leitura que faço do governo de José Sócrates, vejo muitas reformas em curso, e outras com objectivos definidos, com algumas concordo, com outras nem tanto e noutros casos sou frontalmente contra. Mas aquilo que me assombra é este governo ser o verdadeiro oposto do governo de Guterrres.

O governo de Guterres dialogava, dialogava, dialogava... e acabava por tomar poucas medidas concretas. O de Sócrates decreta as medidas sem que haja o minimo de diálogo.

É que mesmo que uma medida seja correcta... mais vale uma medida razoável aceite pelas diversos parceiros com a garantia que lutarão para a por em prática que uma medida excepcional que tem de ser imposta à força e que terá muitas dificuldades em sair do papel.

E em muitos casos, com um pouco de escuta activa, dispensaria asneiras como as que tem vindo a fazer na saúde ou imobilismos como o que tem sucedido no sector dos transportes.

Comments: Enviar um comentário

<< Home