<$BlogRSDUrl$>

2006-10-14

 
A semana em posts
ou a última semana vista pela blogoesfera


Domingo 8 de Outubro

A última oportunidade?

Um grupo de pessoas à volta duma mesa. Doze, para ser mais exacto. De repente alguém nota que uma das convivas está grávida e diz que afinal são treze. Está lá o tom de ligeira piada. Mas está lá também o tom de ligeira seriedade. Quando alguém desafia o senso comum e diz que "não senhor, somos mesmo só doze", a maioria dos convivas não acha piada...
(...)
Daqui a poucos meses teremos, pois, a última oportunidade. Antes que aquilo que tem sido uma bandeira dos militantes anti-escolha passe a ser - por razões outras, não ideológicas - um novo senso comum. E isto na ausência, claro, de uma consciente interiorização pela sociedade em geral da importância decisiva dos direitos das mulheres enquanto cidadãs e pessoas autónomas - que, a meu ver, é sempre (lá no fundo, como se costuma dizer) a verdadeira questão que se referenda.


in Os tempos que correm


Segunda 9 de Outubro


Isto não é para quem quer

O ditador norte coreano, em busca da notoriedade que tem sido reservada para os árabes, fez um ensaio nuclear. A arma de destruição em massa aí está. Não está escondida. Ninguém acha que ela existe mas não consegue provar. Ela existe mesmo e é exibida com orgulho. Os EUA, num estilo um pouco diferente do habirual, pedem uma reacção da ONU.
A Coreia do Norte vira-se para os EUA e grita: “sou perigosa!”. E os EUA respondem: “ó filha, tens petróleo? Estás no Médio Oriente? És uma potência regional? A China deixa que tu sejas invadida, destruída e reconstruída? Então cala-te, que és uma desgraçada como os outros”.
Ou outra possibilidade: se queres ser respeitado e estar a salvo dos EUA, não digas apenas que queres ter armas nucleares. Arranja-as.


in Arrastão


Terça 10 de Outubro

O apedeuta.

Duas simpáticas frases de Lula: 1) «Não sei de presidente que tenha feito tantos discursos, diariamente.» 2) «Muitas vezes, no Brasil, as pessoas confundem o desejo de derrotar o presidente com ajudar o Brasil.»


in A origem das espécies


Quarta 11 de Outubro

Dedo nº 82



in Foram-se os aneis


Quinta 12 de Outubro

União Europeia rejeita condenação das touradas

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje um relatório que propõe a proibição de todos os combates de animais, mas rejeitando o ponto sobre as touradas, por as considerar uma tradição em Portugal e Espanha
O documento elaborado pela eurodeputada alemã, Elizabeth Jeggle, do Partido Popular Europeu, foi aprovado com 565 votos a favor, 29 contra e 15 abstenções; mas os principais grupos políticos do PE rejeitaram a medida que incluia os touros.
(...)
Concretamente, era proposto o fim de todos os combates de animais, incluindo de touros. Mas foi exactamente este último termo que não recebeu o apoio dos eurodeputados.


in O Blog dos Bichos


Sexta 13 de Outubro

NOBEL DA PAZ

O Prémio Nobel da Paz foi atribuído a Muhammad Yunus, do Bangladesh, e ao seu banco Grameen, "pelo esforços na criação de desenvolvimento económico e social através de projectos de microcrédito".
Parece-me, um dos prémios mais justos dos últimos anos.
Esta ideia de confiar nos pobres é cada vez mais peregrina no mundo. Nos vários sentidos da palavra. Agora confia-se em quem não precisa. Vai-se ao banco pedir um empréstimo e eles querem saber se temos muito dinheiro, para confiarem. Ora se tivéssemos muito dinheiro não precisaríamos de lá ir. Pensamos nós. Errado. O dinheiro dos bancos não tem uma função social. Serve apenas de instrumento de troca e enriquecimento
(...)
Yunus não pensou assim. Acreditou na honestidade dos que só podem ter a honestidade como bem. Do que eu conheço do mundo dos que têm muito pouco, sei que a maioria é estupidamente honesta. E que só quer uma oportunidade de poupar aos filhos o sofrimento que lhe foi infligido.
Se isto não merece um prémio nobel, não sei o que o mereça


in Prazer inculto


Sábado 14 de Outubro

E agora o General

O chefe do exército britânico, o general Richard Dannatt, defendeu que as tropas britânicas devem retirar rapidamente do Iraque, "porque a nossa presença exacerba os problemas de segurança". Uma entrevista devastadora para Blair, que Blair teve de engolir, sendo até obrigado a dar razão a muitas das criticas do general.


in Arrastão

Comments: Enviar um comentário

<< Home