<$BlogRSDUrl$>

2006-11-06

 

Aviso



O post que se segue é longo! (e eu que defendo acerrimamente os posts curtinhos)


Nunca tive a pretensão de escrever um livro, gosto de escrever para mim, e actualmente a vida profissional exige cada vez mais uma escrita fluída com imaginação e alguma qualidade.

Adoro ler, e isso sim, ando sempre a ler, gosto de variar entre autores portugueses e estrangeiros, entre policiais, romances, histórias, novelas, contos, enfim, ler nunca é demais, pois não serão os livros como os dias? Há dias cinzentos, ensolarados, claros, escuros, estados de alma que nos povoam diariamente e os livros são como as almas, há sempre um livro para cada dia.


Resolvi então inscrever-me num curso promovido pelo El Corte Inglês, denominado:



Da Vontade de Escrever à Vocação Literária


“(...) Saber escrever não basta, é preciso conhecer as normas, as técnicas e os truques da comunicação escrita. O objectivo do curso é ensinar de uma forma prática como é que se resolvem os grandes “problemas” do escritor: originalidade, clareza, estilo, interesse. (...)”

Decorreu entre 25 de Setembro a 6 de Novembro, duas vezes por semana, das 19.00 às 21.30.

O curso teve a sua moderação a cargo de José Couto Nogueira, jornalista, escritor, tradutor apresentador/autor de programas de TV.

O JCN é um excelente comunicador, um tipo com “graça”, que nos deixa à vontade ao longo de todas as sessões, partilhando connosco um pouco da sabedoria da sua vida. O sucesso deste curso obviamente deve-se à excelente moderação deste Senhor.

Ao longo de quase todas as sessões, desta viagem ao mundo da escrita e da edição, surgem alguns personagens fantásticos, como a Sarah Adampoulos, Manuel Valente (Editor ASA), Lídia Jorge, Ana Maria Magalhães, João Aguiar, Rodrigo Guedes de Carvalho e Richard Zimmler.

Uma excelente oportunidade de fazermos perguntas a estes contadores de estórias que nos encantam com os seus textos, além de os ficarmos a conhecer um pouco, de todos faço aqui permitam-me um especial destaque à Lídia Jorge, que com o seu ar tímido nos desarmou completamente, com a sua simplicidade e grande sabedoria, um momento deveras inspirador, e também ao Richard Zimler, que é muito bem disposto e narra-nos histórias fantásticas.

Destes cursos, este já era o terceiro, nasceu um blog – Vontade de Escrever, que vos convido a visitar.

Um dos exercícios pedidos pelo coordenador do curso, foi o de escrever uma carta de desamor (pânico), mas ao sabor da pena, elas saíram, entre o sério e o cómico, vale a pena ler algumas já publicadas no referido blog! (a minha está lá Yes).

Pelo que soube, haverá um novo curso, talvez no princípio do próximo ano, estejam atentos, é uma oportunidade fantástica, ah não sei se já vos disse? O curso é completamente gratuito...!!!...

E nós alunos, ficámos convidados a aparecer sempre em futuras sessões, que haja convidados especiais que queiramos conhecer.

Há coisas fantásticas não há?


Comments: Enviar um comentário

<< Home