<$BlogRSDUrl$>

2006-11-01

 


Mais rápido que a luz
A biografia de uma especulação cientifica

João Magueijo é um conceituado físico português e com a sua teoria sobre a VSL pôs em causa o dogma de Einstein que a velocidade da propagação da luz no vácuo era constante. O famoso C.

Esta teoria tem vindo a ganhar adeptos e se começou por ser interpretada como uma heresia, afinal Einstein é Einstein, hoje ainda que não comprovada, é uma teoria com muitos reputados seguidores.

No entanto este livro não é uma explicação cientifica da teoria, e apesar de no seu decorrer explicar de uma forma muito simples e acessível a todos, as evoluções da física, desde a Newtoniana, à Teoria da Relatividade, aos modelos Inflacionários e, finalmente, à VSL (Velocidade da Luz Variável), é basicamente um livro que conta como funcionam os meandros dos institutos cientifícos, como a burocracia impede os novos valores de se fazerem ouvir, como é o processo criativo e especulativo cientifico numa área tão imensa como a cosmologia mas onde a dificuldade experimental é enorme face aos instrumentos actuais.

As relações humanas e a vida dos cientistas acabam por ser também abordadas numa perspectiva "de dentro" e que também é muito interessante.

Recomendo vivamente a quem se interessa por estas matérias mas os puristas que pensam que a fisíca é uma ciência exacta e baseada apenas na matemática podem ficar desiludidos ao verem que João Magueijo recorre a vacas loucas e a pioneiros e agricultores para explicar as diferentes teorias.

Comments: Enviar um comentário

<< Home