<$BlogRSDUrl$>

2006-11-03

 


O Senhor Walser

A colecção O Bairro de Gonçalo M Tavares viu-se engrossada com a chegada do Sr. Walser, sendo que a sua nova casa dista, um pouco, do resto do bairro, já que se encontra no meio da floresta.

Estes pequenos livros de Gonçalo M Tavares são muito irregulares, há-os excepcionais e outros, como é o caso deste na minha opinião, que roçam a banalidade não obstante e qualidade da escrita que se mantém intocável neste autor.

Como Walser está contente! Mal se abre a porta de sua casa - sente ele - entra-se noutro mundo. Como se não fosse apenas um movimento fisíco no espaço - dois passos que se dão - mas também uma deslocação - bem mais intensa - no tempo; do pé de trás que vem ainda com o cheiro da terra e com a sensação, nada objectiva, mas que existe, de que se está rodeado de coisas vivas que não compreendemos na totalidade e não nos compreendem - os elementos da floresta -, desse pé de trás para o pé da frente, que já ultrapassou a ombreira da porta, a distância não deve ser medida em centímetros de passada, mas em séculos, talvez milénios.

Comments: Enviar um comentário

<< Home