<$BlogRSDUrl$>

2006-11-05

 


Star Wars

Fui hoje visitar a exposição Star Wars no Museu da Electricidade em Lisboa. A exposição junta 231 objectos que foram utilizados para a produção dos filmes, a maior parte dos quais pertencentes à primeira trilogia iniciada em 1977 quando os efeitos especiais por computador ainda não existiam.

Na verdade os seis filmes que compõem esta saga confundem-se com a própria história do cinema no que concerne aos efeitos especiais. Desde as técnicas mais antigas de stop motion (em que objectos inanimados obtem movimento através de pequenas alterações feitas entre fotografias sequenciais), passando por actores vestidos de personagens (até o R2D2 tinha para algumas cenas um pequeno actor dentro) ou a personagens inteiramente virtuais efectuadas a partir de actores com pontos emissores colocados na sua roupa como Jar Jar Binks, tudo passou pelas mãos de George Lucas.

Nesta exposição podemos ver por exemplo a mini-miniatura utilizada para o famoso ataque à estrela da morte, ou os cenários da arenas das corridas em Tatooine.

Entre outros objectos, nesta exposição imperdível, destaco a parede croma que permite-nos ver-nos a nós próprios dentro do filme, as projecções holográficas e claro, Yoda e a nave espacial de SkyWalker.

Antes de sair da exposição vale a pena passar pela sala de projecção onde se pode assistir a extractos dos filmes e a cenas das filmagens, apesar de existirem outors monitores junto a certos objectos que ilustram como e onde eles foram utilizados nos filmes.

O ambiente do Museu da Electricidade ajuda também a criar a atmosfera deste outro mundo.


Preço: 10 euros
Até 14 de Janeiro de 2007

Comments: Enviar um comentário

<< Home