<$BlogRSDUrl$>

2006-12-31

 

AMADEO DE SOUZA-CARDOSO.DIÁLOGO DE VANGUARDAS

Está patente na Fundação Calouste Gulbenkian uma exposição que reúne obras de Amadeo de Souza Cardoso e de outros artistas. Amadeo é uma das maiores figuras do modernismo português, cuja obra é muito diversificada e se integra nos movimentos de vanguarda do início do século XX.
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), nasceu em Amarante, mas viveu em Paris entre 1906 e 1914, onde contactou com a grande maioria dos artistas e movimentos de ruptura que alteraram definitivamente a arte mundial. Na sua curta existência produziu uma vasta obra e participou em diversas exposições em França, Alemanha e Ingaterra.
Na apresentação da exposição podemos ler : Esta exposição, intitulada Amadeo de Souza-Cardoso. Diálogo de Vanguardas, abrange todo o período de actividade de Amadeo, aproximadamente uma década (1907-1918) e pretende estabelecer um reencontro entre a sua obra e a de artistas estrangeiros seus contemporâneos, dentro e fora do seu círculo de amizades, mas em cujas obras se revelem os sinais e as cumplicidades experimentais do tempo.
Para além das pinturas e desenhos de Amadeo podemos encontrar na exposição trabalhos de artistas seus contemporâneos como Constantin Brancusi, Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Albert Gleizes, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Kasimir Malévitch, Olga Rozanova, Liubov Popova e Ivan Puni.
Recomendo vivamente a visita desta exposição!Admiro a obra de Amadeo devido a aspectos como o uso de cores primárias e vivas, diversidade, ousadia, experimentação de novas técnicas, vanguardismo e síntese de correntes diversificadas. É de realçar que esta exposição foi possível graças à colaboração de vários museus nacionais e nacionais e muitos coleccionadores particulares.
O horário da exposição é alargado ( Terça a Quinta e Fins-de-semana das 10:00 às 22:00 e Sexta das 10:00 às 24:00) e termina já no dia 14 de Janeiro de 2007.

Comments: Enviar um comentário

<< Home